MENU

05/10/2021 às 18h46min - Atualizada em 06/10/2021 às 00h00min

Oitavo Concerto Sinos de 2021 traz obras de Egardo Guerra, Ernani Aguiar e Fernando Morais

Obras de compositores brasileiros serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Felipe Prazeres. Vídeo estreia dia 8/10, às 18h, no site do projeto e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é uma parceria da Funarte com a UFRJ

SALA DA NOTÍCIA Henrique Koifman
www.sinos.art.br
Orquestra Sinfônica da UFRJ – Foto: GUSBOMFIM

Estreia nesta sexta-feira, 8 de outubro, às 18h, o oitavo Concerto Sinos da Temporada 2021. No programa, obras dos brasileiros Edgardo Guerra, Ernani Aguiar e Fernando Morais, interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Felipe Prazeres. Depois da estreia, o vídeo com a apresentação seguirá disponível no site do projeto – www.sinos.art.br – e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O concerto

O concerto se inicia com Madrigal, obra composta em 1910 por Edgardo Guerra (1886-1952) no período em que ele viveu em Londres, Inglaterra. No Rio de Janeiro, este violinista e compositor atuou como professor de violino no Conservatório de Música do Distrito Federal e como livre docente da Escola de Música da UFRJ.

A segunda obra, Lamento, foi uma encomenda do Sinos ao compositor Fernando Morais, trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e professor da Escola de Música de Brasília.

Esta oitava edição dos Concertos 2021 termina com as Quatro Melodias Folclóricas, de Ernani Aguiar, compostas a partir de temas extraídos do Ensaio sobre a música brasileira (1928), de Mário de Andrade.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos Sinos estão em sua segunda temporada e todas as apresentações da série estão disponíveis, tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br. 8

Serviço:

Oitavo concerto da segunda temporada da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Quando: estreia em 8/10, às 18h, no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...