MENU

05/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/10/2021 às 00h00min

Aberta campanha sobre câncer de mama em Imperatriz

Ao longo do mês uma programação intensa está executada pela Semus

Regilson Borges
Secretaria de Saúde
Abertura ocorreu na Faculdade Facimp (Foto: Maria Almeida)

A abertura da campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa, ocorreu nesta segunda-feira (04), às 9h, na Faculdade Facimp. A Prefeitura de Imperatriz tem a finalidade chamar atenção para prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que ainda aflige e preocupa muitas mulheres. 

Muito comum em todo mundo, esta doença pode chegar a atingir mais de 60 mil mulheres nos próximos anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com a abertura da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça que, além das atividades para chamar atenção sobre os cuidados, a intensificação de atendimento do Ônibus Rosa pelos bairros da cidade já está sendo feita.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, destacou que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade, por essa doença entre as mulheres no país. Também enfatizou a importância de ações para o combate e prevenção desse câncer e de outras doenças que atingem as mulheres.

"Precisamos cuidar da saúde da mulher em todos os sentidos. E aqui no nosso município temos um programa específico para elas. Assim vamos cuidando da nossa saúde. A mulher é a coluna da sociedade, por anos sofreu por conta do modelo social do patriarcado, mas alcançaram seus direitos civis e ocupam os principais cargos sociais. Precisamos proporcionar a elas, também, acesso a todos os serviços de saúde com qualidade".

“A gente só intensifica as atividades e os exames, mas durante todo o ano realizamos os atendimentos. E isso é muito importante, porque por mais que as informações estejam ai, ainda existem mulheres que relutam e não fazem exames preventivos periodicamente. E o bom funcionamento da Atenção Básica evita a superlotação da alta complexidade, por isso nossas ações”, pontua a gestora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Ainda, de acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Ceyla Maria, esta é “uma luta de todos, pois quando uma mulher descobre um câncer, ela luta com a família, amigos, filhos e o Sistema de Saúde”, conta.
 

Confira o atendimento do Ônibus Rosa:
05 - UBS Osmarina Noleto - Conjunto VItória
06 - Casa do Idoso
06 - Equatorial
07 - Motoca
08 - Baile das Princesas - AABB
13 - Casa do Índio
14 - UBS da Vila Conceição
18 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
19 - UBS do Santa Rita
20 - Blitz e Mutirão de Beleza - Fiqueninho
21 - UBS da Cafeteira
26 - Feirão dos Móveis
27 - Hospital Municipal de Imperatriz
28 – Coquelândia 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »