MENU

04/10/2021 às 14h30min - Atualizada em 05/10/2021 às 00h01min

Eles estão te roubando: como vencer os ladrões do tempo e tornar seu dia mais produtivo

Descubra o que está drenando sua agenda e sua energia e ganhe mais horas no seu dia

Jéssica Amaral - www.b
SALA DA NOTÍCIA

Para se tornar um profissional mais produtivo você não precisa cortar tempo de lazer, abrir mão do tempo com a sua família e nem reduzir horas de sono, aliás é justamente para que você tenha tempo para estas coisas que você precisa ser mais produtivo.

Esta é a visão que Raul Sindlinger, CEO e cofundador da Ummense.com traz nos valores da empresa. Segundo ele, “a gestão eficiente do tempo e da produtividade começa com a eliminação da perda de tempo com coisas inúteis. Entenda, coisas inúteis são coisas que não são produtivas, nem relaxantes, nem divertidas, mas tomam preciosas horas do seu dia e te mantém ocupado impedindo de utilizar seu tempo para ter mais qualidade de vida”.

Procrastinação (adiar constantemente as tarefas), dedicação de tempo a tarefas sem propósito, não delegar ou centralizar todas as tarefas, processos mal otimizados ou muito burocráticos, interrupções durante a jornada do trabalho, falta de organização, distrações com alertas de notificações das redes sociais, e-mails e WhatsApp. Estes são os ladrões do tempo, que drenam sua agenda e a energia do seu dia e te fazem viver ocupado e cansado, sem necessariamente ter resultados efetivos com isso.

Tempo é mesmo dinheiro?

O imaginário comum diz que tempo é dinheiro, porém esta é apenas uma tentativa de criar senso de urgência e precificar a perda de tempo. Mas essa visão tem o malefício de colocar o dinheiro como propósito de vida e da existência das empresas. É o que explica Sindlinger, “você pode escolher como viver os seus dias atuais e como ganhar mais tempo de vida a cada dia. Tempo não é apenas dinheiro, tempo é vida. Se pra você tempo é dinheiro, corte horas de sono e de lazer. Se pra você tempo é vida, então aproveite melhor as horas da sua vida”.

Como vencer os ladrões do tempo

Um dos principais ladrões de tempo, que vêm sempre disfarçado de ocupação e produtividade são as tarefas sem propósito. Não adianta nada fazer bem feito o que não precisa ser feito. Parecer ocupado e ficar cheio de tarefas correndo o dia todo com muitas atividades não resolve nada. Pra acabar com esse ladrão do tempo pare pra avaliar: qual é o propósito do que você está fazendo? Como isso ajuda seu cliente? Como sua empresa ganha com isso? O que você ou sua equipe ganham com isso?

"Cada tarefa ou cada projeto tem que estar alinhado com o propósito da sua empresa ou seu propósito pessoal, se não estiver, elimine da sua agenda", comenta Raul, da Ummense.com.

A falta de priorização e planejamento é outro ladrão do tempo que atrapalha muitas pessoas que acabam trabalhando muito tempo sem chegar a resultados efetivos. A tão reconhecida regra de Pareto, ou regra dos 80x20, nos alerta para esse problema e nos dá a solução. 80% dos esforços geram apenas 20% dos resultados e 20% dos esforços geram os outros 80% dos resultados. "Vale parar e olhar para suas tarefas e atividades e separar para atacar primeiro aquilo que vai gerar os 80% de resultado, não é mesmo?"

Segundo Raul Sindlinger, investir tempo e recursos em uma boa ferramenta de gestão de equipes e tarefas tem o potencial de multiplicar o tempo útil e potencializar os resultados exponencialmente.

Boas intenções e o efeito de discursos motivacionais não costumam durar mais de uma semana se a empresa não investir em uma ferramenta e que auxilie na organização e sistematização da produtividade. Através da Ummense, a empresa pode padronizar e otimizar processos, visualizar e gerenciar as tarefas e projetos, priorizar e delegar as atividades de forma fácil e eficiente, além de evitar reuniões desnecessárias e interrupções”, explica.

Ainda de acordo com o CEO da Ummense.com, a startup tem o propósito de promover a qualidade de vida no trabalho, proporcionando uma gestão fácil e eficiente do tempo, otimizando com automações inteligentes, formulários e até com um timetracking o uso do tempo individual e da equipe, centralizando as informações dos projetos e dos clientes num só lugar, para que as ações da empresa sejam muito mais efetivas.

Para vencer definitivamente os ladrões do tempo, Raul aconselha a começar fazendo perguntas para si mesmo, questionando continuamente o “por quê” de estar fazendo o que está fazendo e o “como” fazer para que este trabalho leve menos tempo ou atinja mais resultados. "Com essas respostas, defina o que irá mudar daqui pra frente para que seus resultados sejam mais efetivos, e utilize uma boa ferramenta para gerenciar suas atividades e as atividades da sua equipe, para que esses resultados não fiquem apenas como uma boa intenção". 

Sobre a Ummense

A Ummense é uma startup curitibana fundada em 2016 que oferece uma plataforma de gestão de equipes, uma solução completa e diferenciada para organizar o trabalho de micro, pequenas e médias empresas com o propósito de melhorar a qualidade de vida no trabalho, tornando equipes mais produtivas e organizadas. Por ser uma ferramenta fácil e inteligente, a plataforma já conta com mais de 20 mil usuários cadastrados e oferece planos acessíveis, iniciando no plano gratuito que não tem limite de prazo ou de usuários. Mais informações, acesse www.ummense.com.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...