MENU

03/10/2021 às 10h30min - Atualizada em 03/10/2021 às 10h30min

Livros & Leitura

Leia e comente

Da Redação
GB Edições
Lições Para Você Construir Negócios Exponenciais
De vendedor de sacolas a fundador de um grupo multimilionário. O empresário serial José Paulo Pereira Silva compartilha experiências, obstáculos e estratégias que o levaram a ser um dos maiores exemplos de sucesso nas diversas áreas que empreendeu. “Lições Para Você Construir Negócios Exponenciais” chega como o título de estreia da Ideal Books, editora do Grupo Ideal Trends. As características mais requisitadas pelo mercado para se tornar um profissional de alto valor; as habilidades fundamentais de um líder; as atitudes de um empresário serial; os pilares do negócio ideal. José Paulo aponta técnicas conceituadas e necessárias para uma gestão de sucesso, tomando, por exemplo, erros e acertos ao longo da trajetória iniciada em 1995, então com 21 anos. Paulista, radicado em Orlando (EUA) e autor de outros 20 livros, também dedica parte das 352 páginas a questões essenciais não apenas para os negócios, mas para a grandeza de um homem. São valores como integridade, disciplina e a liderança pelo exemplo, uma prática que rompe com o conceito tradicional de hierarquia e permite inspirar profissionais a se tornarem líderes e empresários exponenciais.
 
O Ateneu
O Século XIX foi marcado pela falsa estruturação do sistema educacional brasileiro, principalmente dos colégios internos frequentados pelos filhos da elite. Os internatos, onde a educação era impregnada de modelos severos e regimes autoritários, eram vistos como objetivo final da escola. E é neste contexto que se passa o enredo de “O Ateneu”, obra-prima de Raul Pompeia. Publicado inicialmente em folhetins, no ano de 1888, esse clássico da literatura brasileira ganha uma edição moderna pelo selo Via Leitura da Editora Edipro. O romance remonta à trajetória de Sérgio, então com 11 anos, por um importante internato no Rio de Janeiro, o Ateneu. Uma experiência de dois anos frente a uma rígida disciplina, que marca o fim da infância e o início da maturidade. A história é contada pelo próprio protagonista, já adulto, portanto escrita em primeira pessoa. Por meio da narrativa, Raul Pompeia critica diversos aspectos da sociedade, o moralismo e a perversão das instituições de ensino da época. Assim, dá vazão ao que ele próprio viveu, pois também foi interno em um colégio no Rio de Janeiro. Alimentado pelo caráter autobiográfico e de crítica social, “O Ateneu” marca o início da literatura moderna brasileira. É considerada uma das obras mais importantes do movimento realista, principalmente pela presença de um narrador que expressa suas emoções, até então guardadas, por meio de uma descrição memorialista. A linguagem densa e rebuscada é repleta de figuras de linguagem, que ganham notas explicativas para melhor compreensão. A nova edição foi produzida com base na segunda publicação, de 1905, considerada a versão definitiva da principal obra de Raul Pompeia, que publicou seu primeiro livro aos 17 anos e faleceu aos 32. O livro tem 176 páginas.
 
Economia Para os Negócios e Finanças Pessoais
A economia comportamental estuda os efeitos dos fatores neuropsicológicos nas decisões de indivíduos e de instituições no segmento econômico. Esta linha de atuação é alvo de estudo do consultor, professor universitário e doutor em Ciências Sociais, José Balian. Conhecida também como neuroeconomia, as dinâmicas mentais nos processos de escolhas das pessoas permitem que tenham uma percepção de erros e acertos quando o assunto é finanças, tanto pessoal como nos negócios. Para aproximar a realidade de quem quer conhecer mais sobre o tema, o professor Balian lança, pela editora Taygeta, a obra “Economia Para os Negócios e Finanças Pessoais”.Um dos pontos mais examinados pelo autor é como este comportamento se aplica no dia a dia. Ou seja, como o conhecimento pode ser usado para equilibrar o caixa, viver melhor e ainda ter dinheiro para investir. Segundo Balian, grande parte das decisões relacionadas ao orçamento pessoal está ligada ao lado racional do cérebro e que, frequentemente, o ser humano considera as relações entre as coisas, ele mesmo e os outros, ou seja, o próprio contexto. Balian dividiu a obra em quatro partes. Na primeira apresenta conceitos básicos de economia para compreender, interpretar e analisar a realidade econômica. Na segunda, dedica-se a compreender a atuação do governo e a forma com que se pode contribuir para o debate atual e importância de se posicionar. Já na terceira, une a experiência acadêmica e de mercado com um panorama sobre macroeconomia; gestão de preços; teorias econômicas; etc. E, por último, traz tudo o que aprendeu com a vasta experiência em consultoria e ensina o leitor a organizar suas finanças pessoas com base na economia comportamental. O livro tem 379 páginas.
 
Uma Leitura Negra
O resgate da esperança para aqueles que sofrem as consequências do racismo. Este é o elemento-chave de “Uma Leitura Negra”, obra que causou enorme impacto na igreja evangélica norte-americana e acaba de chegar ao Brasil pela Editora Mundo Cristão. Criado no Sul dos Estados Unidos, o escritor e teólogo afro-americano Esau McCaulley conheceu de perto a luta de muitos de seus descendentes pela igualdade em todos os setores da sociedade. Importante voz na pauta antirracista, em “Uma Leitura Negra” o autor elucida uma realidade que também pode ser aplicada ao Brasil: o sofrimento causado pela desvalorização e exclusão de toda uma comunidade. Pautas como etnia, escravidão, protestos políticos e policiamento são trabalhados a partir de um eloquente testemunho pessoal, com sensibilidade e rigor acadêmico. Na obra, McCaulley propõe um modelo de interpretação bíblica a partir da valorização do legado das igrejas negras tradicionais. Em um momento em que alguns dentro da comunidade afro-americana estão questionando o lugar da fé cristã na luta pela justiça, McCaulley argumenta que ler as Escrituras a partir da perspectiva da tradição da igreja negra é inestimável para se conectar com uma rica história de fé, abordando questões urgentes de nosso tempo. O livro tem 192 páginas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...