MENU

24/09/2021 às 15h09min - Atualizada em 24/09/2021 às 15h09min

PF combate fraudes envolvendo programa Bolsa Família

Operação Provérbios 16:19 investiga servidores públicos que estariam recebendo indevidamente o benefício

Ascom PF/CE
Foto: Divulgação/Ascom PF/CE
  
Fortaleza/CE-
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (24/9) a Operação Provérbios 16:19, com objetivo de aprofundar investigação que apura recebimento indevido de benefício Bolsa Família por servidores públicos do Estado do Ceará.

Cerca de 20 policiais federais estão cumprindo três mandados de busca e apreensão, em domicílios dos investigados em Fortaleza/CE, com a finalidade de instruir inquérito policial que apura indícios de atuação criminosa de servidores públicos com renda superior a R$ 2 mil e beneficiários do programa de transferência direta de renda Bolsa Família.

As investigações tiveram início no ano de 2020 e, a partir dos dados coletados e analisados pela PF, foram levantados indícios de que servidores públicos solicitaram e receberam fraudulentamente o benefício Bolsa Família, não tendo renda compatível com o programa social. O Bolsa Família só deve ser pago a unidades familiares que se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme requisitos inscritos na lei.

As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos, apurando-se também a participação de terceiros.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de estelionato qualificado. Se condenados, poderão cumprir penas de até 6 anos de reclusão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...