MENU

21/09/2021 às 19h33min - Atualizada em 21/09/2021 às 19h33min

Dia da Árvore é comemorado com plantio e distribuição de mudas

Data também é celebrada com a entrega de cartões aos jovens ambientais

Léo Costa
Ascom/PMI
Solenidade foi realizada na Uemasul, Campus Imperatriz - Foto: Assessoria

  
Comemorado nesta terça-feira, 21 de setembro, o Dia da Árvore foi celebrado em Imperatriz com plantio e distribuição de mudas de árvores e a entrega de cartões, com o pagamento da primeira parcela da bolsa concedida aos 40 jovens, entre 16 e 21 anos, selecionados pelo programa Agente Jovem Ambiental, AJA, no valor de R$ 250,00 cada. A solenidade ocorreu na Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul), Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, promovida pelo Governo do Maranhão e organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

“A data foi festejada com a entrega dos cartões aos jovens do programa Jovem Ambiental e o plantio e doações de mudas. A arborização desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de favorecer a qualidade do ar e permeabilidade do solo. É importante que a população se engaje e cuide das árvores do seu entorno, numa responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade”, enfatizou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O Dia da Árvore no Brasil é comemorado em 21 de setembro. A data escolhida antecede o início da primavera no hemisfério sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano. No Norte e Nordeste brasileiro as árvores costumam ser homenageadas também na última semana de março, época do início do período das chuvas nas duas regiões.

AGENTE JOVEM AMBIENTAL

O programa é executado e monitorado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema, sob a coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão, e cada jovem participante passa a receber auxílio financeiro de R$250,00, por mês, durante 12 meses, podendo ser reajustado por meio de decreto estadual.

Objetivo do programa é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »