MENU

20/09/2021 às 19h01min - Atualizada em 20/09/2021 às 19h01min

Semana Nacional de Trânsito começa com blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro

Objetivo é conscientizar motoristas e pedestres, visando reduzir os índices de sinistros de trânsito

Gil Carvalho
Secretaria de Trânsito e Transportes
Blitz educativa é realizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, na abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021 em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

  
Foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (20), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente à loja Economia, Centro, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021, em Imperatriz. Durante a blitz educativa foram distribuídos panfletos a motoristas, passageiros e pedestres que circulavam pela via. Objetivo é conscientizar motoristas e reduzir, consideravelmente, os índices de sinistros de trânsito na cidade.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, enfatiza que “essas ações são realizadas durante todo o ano, porém durante esse período são intensificadas pelos agentes de trânsito de Imperatriz”. “Estamos conscientizando o cidadão para que cumpra as regras de trânsito, e conduza com segurança o veículo, devendo estar mais atento e preocupado com o próximo nas vias da cidade”, disse.

Ele ressalta ainda que “o motorista precisa refletir sobre o que tem sido feito no trânsito, pois aprendemos como condutores que devemos ser educados, e para que tenhamos maior segurança e fluidez no trânsito precisamos praticar a gentileza”. “A pessoa deve evitar utilizar o celular enquanto dirige; utilizar o cinto de segurança e o dispositivo de retenção para crianças; respeitar os sinais luminosos (semáforos) e a fiscalização eletrônica de velocidade”, orienta.

O agente Hodislan Maciel observa também que fatos relacionados ao excesso de velocidade dos veículos e a imprudência, inclusive com o avanço de parada obrigatória, tem causado óbitos no trânsito, e deixando muitas pessoas acamadas e paraplégicas por causada das cicatrizes provocadas por imprudência.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, faz um alerta aos motoristas para que redobrem os cuidados no trânsito, e evitem o consumo de bebida alcoólica, devendo sempre utilizar os dispositivos de segurança, como o cinto. “No sábado (18) tivemos vários sinistros de trânsito, onde percebe-se que a maioria das vezes causado pelo excesso de velocidade e embriaguez ao volante. É hora de mudar de comportamento, pois não adianta o município fazer a aplicabilidade de políticas públicas, caso a sociedade não mude de comportamento”, reitera.

Segundo ela, a Setran realiza uma campanha intensa de conscientização de motoristas com blitz educativas, mobilizações em escolas, faculdades, shoppings e empresas, além de utilizar as redes sociais para orientar o cidadão.

O aposentado José de Arimateia diz que “a mobilização é importante para conscientizar motoristas e pedestres que ainda insistem em desrespeitar as leis de trânsito”. “Falta muita educação no cidadão, embora a pessoa tenha carteira de habilitação, mas não utiliza a cabeça para respeitar o próximo”, acrescenta.

O comerciante Gilberto Brito diz que a iniciativa dos agentes de trânsito em realizar blitz educativa é de suma importância na tentativa de reduzir os sinistros em ruas e avenidas de Imperatriz, cidade que cresceu muito nestes anos na região tocantina.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »