MENU

17/09/2021 às 19h58min - Atualizada em 17/09/2021 às 19h58min

Empresas maranhenses serão beneficiadas pelo Corredor Centro-Norte, afirma Edilson Baldez

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Edilson Baldez ressaltou importância do projeto para o Maranhão - Foto: Divulgação
  
Balsas -
As empresas do Maranhão serão beneficiadas com a integração e desenvolvimento de serviços de logística de transporte do Corredor Centro-Norte, que liga o Centro-Oeste em direção ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Essa foi a conclusão do 2º Road Show Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) nesta quinta-feira (dia 16), na Câmara de Vereadores, em Balsas. 

 Presidente da Adecon, Roland Klein Jr explicou que a troca de informações entre setores de logística e mercado público e privado e importante para a constante evolução do sistema de transporte na região e busca por maneiras de baratear o comércio exterior via Corredor Centro-Norte. “Inclusive é importante fortalecer a integração entre os setores hidroviário, integrados a segmentos rodoviários e ferroviário”, comentou. 

 O presidente da FIEMA, Edilson Baldez destacou que a Adecon ao realizar o Road Show criou um ambiente propício ao debate para apresentar soluções logísticas à integração da região Centro-Norte. “A FIEMA e as empresas com a atuação no Maranhão temos muito interesses na multimodalidade, no desenvolvimento e na integração das regiões no entorno do Corredor Centro-Norte, que é um vetor de crescimento econômico importante para nosso estado”, afirmou Baldez. 

 Estiveram participando com o presidente Edilson Baldez, do Road Show o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; o superintendente da FIEMA, César Miranda e dos diretores da Federação, Pedro Robson e João Batista Rodrigues 

  Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da VLI, Fernando Schneider afirmou que a FIEMA, sob a presidência de Edilson Baldez, tem sido parceira ou protagonista daquilo que realmente importa para o desenvolvimento do Maranhão.  

 Números apresentados por Fernando Schneider revelam que do município de Balsas e região originam 21% dos grãos transportados pela ferrovia Norte-Sul, com destaque para a soja e o milho. O diretor da VLI anunciou que a empresa vai começar a transportar um milhão de toneladas de fertilizantes, que transformará o Maranhão e o Tocantins, num dos polos mais importantes de fertilizantes do país. 

  Adalberto Tokarski, diretor da ANTAQ apresentou os números dos portos em 2020 e falou sobre a importância da movimentação de contêineres para o desenvolvimento dessa região.  

“Estamos com a infraestrutura viabilizada, precisamos agora dar um passo a mais. A carga conteinerizada é estratégica para o Maranhão e também para os demais estados e a Adecon tem o papel fundamental de atrair carga para esse corredor, com saída pelo Porto do Itaqui”, afirmou. 
 Representando o presidente da EMAP, Raul Lamarca afirmou que o Porto do Itaqui, por sua localização, conexão multimodal e gestão, é muito estratégico para o sucesso do centro norte do país. 

 “O porto público do Maranhão, de 2015 para cá, vem empreendendo um plano de expansão, com recursos próprios e da iniciativa privada, para melhoria da infraestrutura portuária e da logística sustentável em toda a sua área de influência”, disse Lamarca. 

 O Corredor Centro-Norte abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, e os municípios do sul do Pará e do nordeste de Mato Grosso e é interligado ao Matopiba, pelos estados do Piauí e Bahia. O principal ponto de saída e entrada de mercadoria fora do Brasil, via Corredor Centro-Norte, é o Porto de Itaqui, que passou por melhorias nos últimos anos.  

 O Road Show Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte será realizado de setembro a novembro passando, depois pelas cidades de Araguaína TO no dia 21/09, Imperatriz MA no dia 23/09, Uruaçu GO no dia 28/09 e Porangatu GO no dia 30/09.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »