MENU

14/09/2021 às 21h37min - Atualizada em 14/09/2021 às 21h37min

Igreja comemora sucesso do 1º Círio de Nazaré de Montes Altos

João Rodrigues
Devotos tomam a cidade de Montes Altos no encerramento do Círio de Nazaré - Foto: Divulgação
Montes Altos - Em uma grande demonstração de fé e devoção, centenas de fiéis participaram, no último domingo (12), da procissão e Santa Missa de encerramento da 1ª edição do Círio de Nazaré de Montes Altos. A coordenação estima que cinco mil pessoas participaram do encerramento da festa religiosa.

 Entre os dias 5 e 12 foram várias as demonstrações de fé à padroeira da Amazônia, mas foi no último dia que toda o amor e veneração a santa vieram à tona com maior intensidade. Devotos de cidades da Região e do Estado do Pará estiveram presentes, alguns deles para agradecer bênçãos alcançadas.

 O profissional liberal Lucena Filho, ex-presidente da Fundação Cultural, na gestão do prefeito Sebastião Madeira, participou assiduamente do Círio e fez questão de deixar um depoimento por bênçãos alcançadas.

 Lucena Filho agradeceu a Nossa Senhora de Nazaré pela recuperação da saúde de sua esposa, que chegou a ficar entubada por vários dias durante tratamento de Covid-19, entre outras graças.

 Participante todos os anos do Círio de Nazaré em Belém(PA), a paraense Maria do Carmo, lamentou a suspensão da festa no ano passado em razão da pandemia, mas se disse satisfeita com a festa do Círio de Montes Altos.

 “É uma alegria muito grande, além do mais neste tempo que estamos vivendo não tivemos oportunidade de ter o Círio 2020 e o Círio de 2021 vai ser diferente e estar aqui perto da imagem peregrina me aproxima muito dessa festa e dos irmãos”, disse a devota paraense acrescentando que o Círio de Montes Altos foi um presente dado pela santa aos peregrinos.

 A celebração da Santa Missa campal de encerramento foi presidida por dom Francisco, bispo diocesano e concelebrada pelos padres Luzimar Moura (Diocese de Carolina), Francisco Rodrigues e padre Elisvaldo (Diocese de Imperatriz). Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís não teve como comparecer, mas gravou uma mensagem em vídeo na qual parabeniza a população católica de Montes Altos pelo Círio.

 Caravanas de várias cidades de várias cidades vizinhas do Maranhão e Tocantins, estiveram presente no 1°Círio de Nazaré em Montes. Também participaram devotos de Belém e de outras cidades paraenses, algumas delas parentes ou com ligações com Montes Altos. A estimativa oficial da coordenação foi de cinco mil participantes, um número muito bom para o primeiro ano do Círio montealtense.

 O padre Luzimar Moura, pároco e coordenador geral do Círio, avaliou o evento como dentro das expectativas.

 “Nossas equipes se esforçaram muito para as missas serem campais, com mais segurança. Acredito que foi um marco, uma experiência que agrega. Como eu disse para vocês tudo isso é um grande começo, e passo a passo as coisas vão se encaixando na medida certa das coisas”, ressaltou o padre.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »