MENU

08/09/2021 às 23h34min - Atualizada em 08/09/2021 às 23h34min

“Reforça a experiência do encontro de famílias e de reavivar esta Igreja”, diz Dom Giovane sobre Círio de Montes Altos

Os dias mais esperados são o sábado, com a “Procissão Luminosa”, e o domingo, por meio da “celebração especial do Círio”, com procissão

João Rodrigues
“O Círio de Nazaré marca a cultura do povo do Norte e do Nordeste. E é bonita a iniciativa, aqui de Montes Altos, de trazer, para esta cidade, esta experiência”, disse dom Giovane. - Foto: Assessoria Círio Nazaré de Montes Altos
  
Montes Altos – A realização do Círio de Nazaré de Montes Altos é uma experiência de fé que vem emocionando os católicos do município e devotos que vêm de outras cidades da Região. A primeira edição do evento acontece entre os dias 5 e 12 de setembro, na Paróquia de Santa Ana, trazendo como tema “Maria, a Mãe dos Pobres e Oprimidos”.

Dentre as celebrações, uma das mais marcantes até agora, está a de segunda-feira (6), presidida pelo bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo, que não poupou elogios a festa mariana.


Com a igreja lotada de fiéis, todos usando máscara, e com adoções de medidas sanitárias de contenção contra a covid-19, a celebração teve momentos marcantes, como a entrada da “Palavra de Deus”, quando crianças fantasiadas de girassóis fizeram uma performance. Com direito a música exclusiva e uma coreografia exaltando o amor de Deus, as crianças arrancaram aplausos dos presentes.

Quase no fim da celebração, outro momento marcante foi a consagração a Nossa Senhora, quando fiéis e religiosos se voltaram para o local onde fica a imagem, chamado de Glória, estenderam as mãos e cantaram em saudação a santa.

“O Círio de Nazaré marca a cultura do povo do Norte e do Nordeste. E é bonita a iniciativa, aqui de Montes Altos, de trazer, para esta cidade, esta experiência”, disse dom Giovane.

O religioso ressaltou que a festa religiosa é uma tradição familiar da Igreja das Regiões Norte e Nordeste, que reúne as famílias em torno da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

A programação vem contando com repertório litúrgico exclusivo, participação ativa da comunidade, com a igreja lotada até segunda, porque a partir de terça-feira, a celebração passou a ser na praça em frente à igreja. 

Padres de várias paróquias da Diocese de Carolina, Imperatriz e Tocantinópolis são os convidados a celebrar durante o Círio, tendo o pároco, padre Luzimar Moura, como co-celebrante. 

“Este é um momento de encontro, de festa, de religiosidade. E tudo isso que está acontecendo e está previsto para acontecer, aqui em Montes Altos, na verdade, tem o objetivo de reforçar a experiência do encontro de famílias, de reavivar esta igreja, esta comunidade, que tem como padroeira a mãe de Nossa Senhora, a Senhora Santana. Então, com certeza, esta experiência, que Montes Altos está passando, vai irradiar por toda esta Região do Maranhão”, finalizou dom Giovane.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »