MENU

17/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 17/06/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial


Sirva Croquete de Mandioquinha com Sardinha como aperitivo!

Ingredientes: Meio quilo de mandioquinhas; sal a gosto. Recheio: 1 lata de filés de sardinhas em óleo; salsinha picada a gosto. Para Finalizar: 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 1 ovo; óleo para fritar. Preparo: Massa: Descasque as mandioquinhas e cozinhe até ficarem macias. Escorra e passe a mandioquinha cozida, ainda quente, no espremedor ou amasse com um garfo. Tempere com sal a gosto. Reserve. Recheio: Retire os filés de sardinha do óleo, pique grosseiramente e misture com a salsinha picada. Montagem: Pegue uma 1 colher (sopa) de massa de mandioquinha, abra na palma da mão e recheie com a sardinha. Feche bem a massa dando formato de croquete. Passe cada croquete na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último, na farinha de rosca. Numa frigideira, coloque cerca de metade da capacidade com óleo e leve ao fogo para aquecer. Frite os croquetes, virando-os para fiquem dourados por igual. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida. Variação: Se preferir, substitua o filé de sardinha por atum em pedaços em óleo.
 

A Panqueca de Batata é inspirada numa receita tradicional da cozinha tcheca, chamado Bramboráky. Experimente!

Ingredientes: 4 batatas grandes; 3 dentes de alho amassados; 2 ovos; 1 colher (sopa) de leite; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; sal e pimenta-do-reino a gosto; ½ colher (chá) de manjerona seca; 2 colheres (chá) de cominho em pó. Preparo: Descasque as batatas e rale no ralador grosso. Esprema bem a massa obtida para que fique com o menos de líquido possível. Junte os temperos, misture bem e reserve. Em outra tigela, bata ligeiramente os ovos, junte o leite e batata temperada. Aos poucos, junte a farinha de trigo, até obter massa mole. Aqueça uma frigideira em fogo médio, com aproximadamente 1 colher (sopa) de óleo. Espalhe um pouco da massa e frite até ficar dourada dos dois lados. Escorra em papel absorvente. Repita a operação até o término da massa. Dica: A manjerona e o cominho são opcionais. A manjerona pode ser substituída por orégano. Sirva acompanhado de mostarda. Variação: Acrescente carne defumada picadinha na massa. O bacon vai muito bem nessa receita. 

Salpicão de Carne

Ingredientes: Meio quilo de carne bovina cozida, ou assada, desfiada; 1 lata de ervilhas escorridas; 2 ovos cozidos e cortados em rodelas; 1 talo de salsão picado; azeitonas verdes picadas; maionese a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto; 6 batatas pequenas cozidas, descascadas e picadas. Preparo: Numa tigela, coloque as batatas. Junte os demais ingredientes, tempere com sal, pimenta-do-reino e maionese a gosto. Misture bem. Sirva a seguir.  

Quadrados de Coco

Ingredientes: 100 gramas de creme de leite; 200 gramas de chocolate branco; 100 gramas de biscoito de coco; 50 gramas de coco ralado; 2 colheres (sopa) de vodca (opcional); chocolate Meio Amargo para banhar os bombons. Preparo: Numa panela, derreta o chocolate branco no creme de leite, levando ao fogo brando e mexendo sempre. Retire do fogo e junte os biscoitos de coco triturados, o coco e a vodca. Misture bem. Transfira a massa para uma bandeja forrada com filme plástico. Espalhe de modo uniforme e leve a geladeira e deixe gelando durante 2 horas. Após esse tempo, corte em quadrados. Derreta chocolate Meio Amargo em banho-maria e banhe os quadrados de coco. Decore com coco ralado.

 
  Fotos: GB Imagem  

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...