MENU

27/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/05/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

Cachorro-Quente Especialcom Salsicha ao Molho de Calabresa

Batata palha, milho, ervilha, vinagrete e até purê de batatas. No Brasil, os acompanhamentos para o cachorro-quente variam de região para região, mas o que importa mesmo é garantir um lanche fácil e de baixo custo. Essa combinação é para quem quer uma refeição para toda a família e com um gostinho especial. A adição da calabresa ao molho, além de aumentar o rendimento da porção, traz um sabor diferente para a receita. A seguir, uma receita prática e acessível com acompanhamentos especiais
 

Ingredientes para 10 sanduíches: 10 salsichas para cachorro-quente; 10 pães; 1 linguiça calabresa cortada em pequenos cubos; 5 tomates picados; 1 cebola picada; 2 dentes de alho amassados; 1 colher de azeite (ou outro óleo de sua preferência); sal a gosto; pimenta a gosto; orégano fresco. Modo de preparo: Leve uma panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a calabresa e deixe fritar por alguns minutos em fogo médio. Adicione os tomates, o sal e a pimenta. Misture tudo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo. Se quiser um molho mais "liso", bata no liquidificador e retorne para a panela. Coloque as salsichas e deixe cozinhar por 10 minutos. Acerte o sal e adicione o orégano ou outros temperos da sua preferência. Depois de pronto, sirva com os pães e opções de acompanhamento como milho, ervilha, farofa de bacon e batata palha e “baconnaise”. 
 
Farofa de Bacon e Batata Palha
A farofa já é um ingrediente clássico para o cachorro-quente em alguns lugares do Brasil, mas que tal fazer uma receita personalizada para incluir na lista de acompanhamentos para a refeição em casa?
Ingredientes: 150 gramas de bacon em cubos; 1 cebola picada; 1 dente de alho amassado; 200 gramas de farinha de mandioca; 100 gramas de batata palha; salsinha fresca; sal e pimenta do reino a gosto; óleo. Modo de preparo: Coloque um fio de óleo  em uma frigideira e adicione o bacon em cubos. Quando o bacon estiver dourado, acrescente a cebola picada e deixe fritar. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino. Em seguida, coloque o alho picado. Por fim, despeje a farinha aos poucos para não ficar muito seca. Finalize com a batata palha e a salsinha e está pronto para servir. 
 
Baconnaise - Maionese de Bacon
E que tal surpreender a todos com uma maionese diferenciada, que pode trazer aquele gostinho defumado que todo mundo gosta? 
Ingredientes: 100g de bacon frito; 150 ml de leite (gelado); 300 ml de óleo. Modo de preparo: Coloque o bacon e o leite no liquidificador. Bata até triturar bem o bacon. Continue batendo e vá adicionando o óleo em fio até a maionese ficar bem consistente. Coloque na geladeira por duas horas antes de servir.
 
Purê de Batata
O purê de batatas não pode faltar em um cachorro-quente!
Ingredientes: 4 batatas; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga gelada; noz-moscada ralada na hora a gosto; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Modo de preparo: Lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água fria e junte 1 colher (chá) de sal. Não coloque as batatas na água fervente para acelerar o processo: isso altera a textura do purê e ele não vai ficar cremoso. Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias. Evite deixar a batata cozinhar demasiadamente, para não terminar com um purê aguado. Desligue o fogo. Escorra bem as batatas e sem seguida passe pelo espremedor ou amasse bem. Enquanto isso, coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer, não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Volte as batatas espremidas para a panela e leve ao fogo médio. Acrescente o leite, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma pitada de noz-moscada.  Desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de manteiga gelada e misture bem . A temperatura da manteiga é o outro segredo para deixar o purê cremoso. Transfira para uma tigela. Sirva a seguir. Dica: Para deixar o purê ainda mais cremoso, bata o purê quente misturado com a manteiga na batedeira até incorporar. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir.
 

O escondidinho é uma receita que pode ser servida no happy hour ou em qualquer refeição 

Ingredientes: 500 gramas de linguiça tipo Toscana;  50 ml de azeite de oliva; 6 dentes de alho picados; 1 cebola picada; 2 tomates sem pele e sem semente picados; 340 ml de molho de tomate; 1 quilo  de mandioca descascada; 2 colheres (de sopa) de manteiga;  450 gramas de queijo tipo Muçarela picado; 100 ml de leite quente; sal a gosto. Modo de preparo: Retire a pele da linguiça e reserve. Em uma panela funda, refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Coloque a linguiça e mexa até que fique bem soltinha. Adicione o tomate, o molho de tomate, mexa e continue cozinhando em fogo médio por mais 20 minutos. Corte a mandioca em fatias grandes, coloque na panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair. Escorra a água e transfira a mandioca para uma panela grande. Descarte a fibra central da mandioca e, com uma espátula, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela. Coloque o leite quente e mexa por cerca de 5 minutos, em fogo baixo, até formar um purê. Tempere com sal e misture a manteiga. Preencha a base da travessa com uma camada de purê de mandioca, depois com o refogado de linguiça e cubra novamente com o purê de mandioca. Polvilhe o queijo tipo Muçarela e, por fim, leve ao forno preaquecido (180º) por cerca de 20 minutos ou até o queijo tostar. Sirva a seguir.
 

Sanduíche Especial

Ingredientes: 1 pão de forma fatiado; 1 xícara (chá) de caldo de carne; 200 gramas de presunto fatiado; 200 gramas de queijo tipo Prato fatiado; 5 tomates maduros cortados em rodelas; sal e pimenta-do-reino a gosto; orégano a gosto; margarina. Modo de preparo: Unte um refratário e reserve. Pré-aqueça o forno (180º). Besunte as fatias de pão com margarina e faça uma camada de pão no fundo do refratário untado. Respingue as fatias de pão com caldo de carne. Cubra em camadas com fatias de presunto, queijo e tomate. Tempere com sal, pimenta e orégano. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última deve ser de queijo. Leve ao forno para aquecer bem e derreter o queijo. Tire do forno e corte os sanduíches, retirando com cuidado da assadeira. Dica: Prefira pão de forma sem casca. Descasque os tomates antes de fatiá-los. Variação: Substitua o pão de forma por pão integral de sua preferência. Use caldo de carne em cubinhos diluído em água quente conforme instruções da embalagem
 

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...