MENU

27/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/05/2021 às 00h00min

Bastidores

Convocação

Ontem a CPI da Pandemia aprovou a convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para depor sobre suspeitas de desvio de recursos destinados ao combate ao coronavírus. Os governadores convocados são os citados em investigações da Polícia Federal - Wilson Lima (AM), Hélder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moisés (SC); Antônio Garcia (RR), Coronel Marcos Rocha (RO), Waldez Góes (AP) e Wellington Dias (PI). Também o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) sugeriu a convocação do governador da Bahia, Rui Costa, mas o pedido foi indeferido pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Como se vê, não consta o nome do governador Flávio Dino (PCdoB), o que demonstra que não haveria irregularidades na aplicação dos recursos enviados para o combate à pandemia do coronavírus no Maranhão. 

Fake News

Ontem a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) divulgou nota em que nega a existência de qualquer processo administrativo instaurado contra um subtenente em Imperatriz, por ter tirado foto com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ou qualquer outra pessoa. Portanto, não seria verdade o que está sendo divulgado nas redes sociais. Na visita do presidente a Imperatriz, semana passada, um grupo de militares tirou foto com Bolsonaro, que inclusive segurava a arma de um deles. A SSP-MA observou na nota que “sobre descumprimento de ordens no âmbito policial, cabe a todos os policiais cumprir as determinações superiores, conforme regras de hierarquia e disciplina. Isso é assunto interno da Polícia, e em nada se relaciona com fatores políticos”.
 

Olha aí!

O governador Flávio Dino anunciou ontem, por meio das redes sociais, que convocou para hoje, quinta-feira, uma reunião de emergência com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública. Na pauta, o aumento de casos de Covid-19 no estado. Ontem, houve uma reunião técnica entre as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Luís. A preocupação do governo aumentou depois que indianos tripulantes de um navio chinês fundeado na costa maranhense testaram positivo para a cepa indiana.

Quando?

Os mais jovens começam a se preocupar com a demora da vacinação chegar até eles. Em Imperatriz, por exemplo, ainda está na faixa de 60 anos. Além do número baixo de doses disponíveis para os municípios, está havendo também a questão dos grupos prioritários. A cada semana surge um. Agora já se inicia vacinação voltada para profissionais da construção civil e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, e o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA), George Ferreira, já protocolaram na Secretaria de Saúde do Estado, requerimento solicitando a inclusão de juízes e servidores da Justiça Estadual na lista de prioridades. A classe dos advogados também reivindica...

E…

Aguardando o cronograma de vacinação para suas idades no estado, a população mais jovem viu crescer os números percentuais de óbitos em abril, mesmo quando comparados a março deste ano, o segundo mês com maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Maranhão, e também em relação à média de mortes de sua faixa etária desde o início da pandemia. O aumento é de mais de 80% no número de óbitos por Covid-19 na faixa etária entre 30 e 39 anos e, um pouco menor, na faixa dos 40 aos 49 anos, conforme dados dos Cartórios de Registro Civil do Maranhão no mês de abril. Uma situação grave, que aponta a vacinação em massa como o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...