MENU

20/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/05/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

O Suflê de Cenoura é prato elegante, mas de fácil preparo! E muito nutritivo!

Ingredientes: Meio quilo de cenouras; 1 tablete de caldo de legumes; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 200 gramas de requeijão cremoso; 4 ovos; 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado. Preparo: Lave e descasque as cenouras. Rale ou passe pelo processador. Coloque a cenoura ralada numa panela, junte o caldo de legumes e 1 xícara (chá) de água. Cozinhe até ficar macio. Dissolva a farinha de trigo num pouquinho de água e junte à cenoura. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Acrescente o requeijão, as gemas, mexa bem e retire do fogo. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente ao creme de cenouras. Despeje o suflê em forminhas refratárias individuais untadas com manteiga. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno baixo (150ºC), pré-aquecido, por aproximadamente  30 minutos. Sirva a seguir.
 

O Curau é típico da mesa brasileira. E ganha sabor ainda mais marcante quando preparado com leite condensado e leite de coco

Ingredientes: 4 espigas de milho verde; 1 ½ xícara (chá) de leite; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de margarina; 1 pitada de sal; canela em pó para polvilhar. Preparo: Com uma faca afiada, corte os grãos de milho do sabugo. Bata no liquidificador com o leite e o leite de coco. Passe o líquido por uma peneira, coloque numa panela e junte os demais ingredientes, exceto a canela em pó. Leve ao fogo e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Coloque o curau numa travessa de servir, polvilhe com canela em pó. Conserve na geladeira ou sirva em temperatura ambiente. Dica: Se preferir, não peneire a mistura de milho e leite.
 

Salada Nutritiva

Ingredientes: 1 xícara (chá) de rabanete picadinho; 2 xícaras (chá) de repolho picado bem fininho; 1 xícara (chá) de tomate picado; ½ xícara (chá) de cebola picadinha. Tempero: 1 xícara (chá) de palmito ou aspargos picados; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/3 xícara (chá) de água; suco de limão e sal a gosto; salsinha picada a gosto. Preparo do Tempero: Numa panela, leve ao fogo a água com o palmito ou aspargo. Quando ferver, engrosse em a farinha de trigo e cozinhe durante alguns minutos, sem parar de mexer. Retire do fogo. Acrescente o óleo de oliva e bata no liquidificador. Desligue o liquidificador. Junte a salsinha picada, tempere com suco de limão e sal a gosto. Montagem: Numa tigela de servir, junte os legumes picados com o creme. Misture bem e sirva a seguir. Dica: Use palmito ou aspargos em conserva. Se preferir usar cru, cozinhe antes de preparar o tempero. Variação: Sirva acompanhado de folhas de alface inteiras.
 

Creme de Maçã com Calda de Ameixas

Ingredientes: 2 maças descascadas e picadas; 3 xícaras (chá) de leite; 4 colheres (sopa) de mel; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 1 pitada de sal. Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe o líquido para uma panela e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Despeje em taças individuais e conserve em geladeira até o momento de servir. Sirva acompanhado de calda de ameixas pretas. Calda de Ameixas: Numa panela, caramelize 1 xícara (chá) de açúcar e junte 2 xícaras (chá) de água. Junte 15 ameixas pretas sem caroço ligeiramente trituradas. Cozinhe até engrossar ligeiramente. Mantenha na geladeira até o momento de servir.
 

Caldo de Lentilhas

Ingredientes: 2 tomates picados; ½ xícara (chá) de cenoura picada; ½ xícara (chá) de abóbora picada; 1 xícara (chá) de talos de brócolis; 2 xícaras (chá) de lentilhas; 1 cebola média picadinha; 2 dentes de alho picados; salsinha picada a gosto; sal a gosto; louro e orégano a gosto. Preparo: Numa panela, cozinhe a lentilha juntamente com os legumes. Após o cozimento, em outra panela, refogue em azeite a cebola e o alho. Acrescente a lentilha e os legumes cozidos. Tempere com sal a gosto. Junte a salsinha picada, orégano e louro. Deixe ferver até engrossar ligeiramente o caldo. Sirva a seguir. Dica: Ao cozinhar a lentilha, cubra com água e durante o cozimento observe. Se precisar, vá juntando mais água quente até cozinhar completamente. A dica é colocar a água aos poucos. E sempre quente.

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...