MENU

12/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/05/2021 às 00h00min

Bastidores

Travou!

Pelo Twitter, ontem o governador Flávio Dino (PCdoB) sugeriu que o presidente Jair Bolsonaro telefone para o presidente da China “a fim de destravar os insumos para que o Butantan produza mais vacinas”. O gestor maranhense observou que “cada dia de demora custa milhares de vidas”. E finalizou: “Chega de falar bobagens e de negligência”. Na semana passada, Bolsonaro insinuou que a China se beneficiou economicamente com a pandemia e que o vírus pode ter sido criado em laboratório. Isso estaria provocando atrasos e reduções na entrega das matérias-primas necessárias para a produção das vacinas. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que só há doses disponíveis de Coronavac até o próximo dia 14, sexta-feira.

Redução

Boletim da SES-MA divulgado nesta segunda-feira, 11, registou somente três novos casos de Covid-19 em Imperatriz. A ocupação de leitos de UTI da rede estadual estava em apenas 48,61% (dos 72 leitos, 35 estavam ocupados – 37 livres). Uma redução significativa, sendo a menor taxa já registrada este ano. Quanto aos leitos clínicos, dos 194 apenas 55 estavam ocupados (28,35%). Apesar da redução de casos e de internações, houve o registro de 2 novos óbitos.

Prévias

Estão marcadas para 17 de outubro as prévias presidenciais do PSDB. O ex-presidente nacional do partido, José Aníbal; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o líder do partido no Senado, Izalci Lucas; os deputados federais Lucas Redecker (RS) e Pedro Vilela (AL); o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; e o ex-deputado Marcus Pestana são os membros da Comissão Partidária que vai elaborar as regras para a eleição primária, que está prevista no Estatuto do partido e deve ocorrer “sempre que houver mais de um candidato disputando a indicação”. Um dos tucanos que já manifestaram a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto é o governador de São Paulo, João Dória. 

E…

No Maranhão, o PSDB terá como candidato ao Palácio dos Leões o atual vice-governador, Carlos Brandão, que retornou à sigla e assumiu o seu comando no estado, substituindo o senador Roberto Rocha, que deverá deixar o partido, já que está aliado ao presidente Jair Bolsonaro. A sua substituição no comando da legenda foi exatamente por isso. 

Olha aí

“Ao pregar a escolha, na marra, do vice-governador como candidato da base dinista, o ex-governador (Zé Reinaldo) tenta forçar Flávio Dino ao mesmo gesto que afastou os aliados do Palácio dos Leões ao tentar impor o nome de Duarte Júnior como opção obrigatória da base em São Luís”. A opinião é do jornalista Marco D´Eça, de São Luís. 

Prazo

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) prorrogou até o dia 1º de junho de 2021 o prazo para apresentação ao órgão de controle externo das prestações e tomadas de contas referentes ao exercício financeiro de 2020. A norma editada pelo TCE prorroga também, para a mesma data, os prazos para que os fiscalizados enviem as informações anuais relativas aos sistemas de Medição da Eficiência da Gestão Municipal (IEGM). Nos últimos anos, o TCE implementou uma série de medidas que modernizaram e tornaram mais ágil e seguro o processo de envio das prestações de contas anuais pelos fiscalizados. Todas as informações são recebidas exclusivamente por meio eletrônico em sistemas elaborados por técnicos do TCE para essa finalidade. Além de permitir o cumprimento do dever constitucional de prestar contas de forma rápida e simples, a nova sistemática permite ao TCE agilizar também a análise da documentação enviada à Corte de Contas pelos fiscalizados.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...