MENU

06/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 06/05/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

Friozinho chegando e a sopa é bem-vinda. Prepare Sopa de Cogumelos. É deliciosa!

Ingredientes: 2 xícaras de (chá) de cogumelos tipo Shimeji picados; 4 xícaras de (chá) de caldo de carne sem gordura; 4 colheres de (sopa) de azeite de oliva; 5 colheres de (sopa) de salsinha picada; 2 colheres de (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara de (chá) de creme de leite light; sal a gosto. Preparo: Numa panela, coloque o azeite e os cogumelos. Leve ao fogo e refogue durante 2 minutos, mexendo sempre. Polvilhe a farinha de trigo e, sem parar de mexer, doure-a. Ainda mexendo, adicione o caldo de carne. Cozinhe durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a salsinha picada, o creme de leite e corrija o sal. Quando levantar fervura novamente, retire do fogo. Sirva em cumbucas individuais acompanhado de torradas diversas e queijos tipo Parmesão e Muçarela ralados. Dica: Prepare caldo de carne caseiro cozinhando na panela de pressão meio quilo de coxão duro em 1 ½ de água, temperada com sal, pimenta-do-reino em grãos, cebola, louro de alho. Quando a carne estiver desmanchando, coe e utilize o caldo. A carne cozida pode ser temperada com cebola frita e servida acompanhada de arroz branco. Variação: A sopa também pode ser preparada com cogumelos em conserva.

O Ministrone é a cara da mesa brasileira, apesar de ser de origem italiana. É um prato super nutritivo

Ingredientes: 1 cebola picada; 1 cenoura cortada em cubos; 1 talo de salsão picado; 1 abobrinha cortada em cubos com a casca; 1 batata descascada cortada em cubinhos; 1 xícara (chá) de folhas espinafre; 400 gramas de feijão branco em conserva; 400 gramas de tomates pelado triturado; 1 xícara (chá) de vinho tinto; 1 1/2  litros de caldo de galinha caseiro ou de água; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 folhas de louro; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto; queijo tipo Parmesão ralado para servir à parte. Preparo: Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola picada, até dourar. Junte a cenoura e o salsão e refogue, mexendo por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Acrescente o tomate e misture por 5 minutos. Junte o vinho e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Regue com o caldo de galinha ou com água, junte os cubos de batata. Depois de ferver, conte 20 minutos de cozimento. Coloque a abobrinha, o espinafre e o feijão-branco escorrido. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Corrija o sal, se necessário. Sirva acompanhado de queijo tipo Parmesão ralado. Dica: No final do cozimento, o Minestrone é uma sopa grossa. Se preferir mais caldo, junte mais água ou caldo de galinha e deixe ferver. Variação: Se preferir, cozinhe o feijão branco fresco. Neste caso, deixe de molho de um dia para o outro e cozinhe em panela de pressão “al dente”. Escorra a água e empregue conforme indicado na receita.

Sopa Italiana

Ingredientes: 2,5 quilos de pedaços de frango; 6 xícaras (chá) de água; 1 talo de salsão; 1 1/2 colher (chá) de sal; 6 grãos de pimenta-do-reino; 4 batatas médias cortadas em rodelas; 1 cebola grande, cortada em rodelas; salsinha picada a gosto. Massa: 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de sal; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de água. Numa tigela, misture com um garfo a farinha, a manteiga e o sal. Faça uma depressão no centro e adicione o ovo e a água. Misture com o garfo até ficar bem incorporado. Forme uma bola com a massa e abra com o rolo de macarrão sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, a espessura de 3mm. Corte em tiras de 2,5cm. Reserve. Preparo da Sopa: Numa panela grande e funda, leve ao fogo os pedaços de frango com a água, o salsão, o sal e os grãos de pimenta. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, com a panela tampada. Retire o frango com uma escumadeira e tire a pele e os ossos. Deixe a carne em pedaços grandes. Reserve. Junte as rodelas de batatas e de cebola à panela com o caldo. Cozinhe em fogo baixo, por 15 minutos, até ficarem macias. Retire a batata, a cebola e o salsão do caldo e mantenha-os aquecidos. Deixe o caldo ferver e adicione as tiras de massa. Cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até a massa ficar “al dente”. Retire com uma escumadeira e reserve. Coloque novamente na panela com o caldo, a batata, a cebola, o salsão, o frango e a massa. Aqueça por 5 minutos e sirva logo, polvilhado com salsinha picada.

Estrogonofe de Palmito

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de palmito picado cortado em rodelas; 1 cebola picada; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 4 tomates sem peles e sem sementes; 3 xícaras (chá) de leite desnatado; 2 colheres (sobremesa) de maisena; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de mostarda; 1 colher (sobremesa) de molho inglês; 1 colher (sopa) de creme de leite. Preparo: Numa panela, refogue a cebola no azeite, adicione o palmito, o tomate, o sal e refogue durante 30 segundos. Coloque a mostarda, o molho inglês e mexa bem. À parte, misture a maisena no leite, junte ao refogado e mexa até obter um creme. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Sirva em seguida.

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...