MENU

13/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/05/2021 às 00h00min

IMGUINORAPULIS

Capítulo IV


Aparece o prefeito LADRONESIO FURTADO

Caminhando a passos largos, ansiosos por chegar ao local da inauguração, passávamos pelas mais simplórias figuras da cidade, que respeitosamente nos cumprimentavam. "BOAS NOITE, DOTÔ!", diziam, e respondíamos a uma só voz: "Boa noite!". Teve até o caso de um garoto que correu até nós, pegou as nossas mãos e nos pediu a santa bênção. "Deus lhe dê o que deu ao bode: barba, chifre e bigode!", desejou o ZÉ, deixando o garoto até certo ponto feliz com a nossa atenção. E o foguetório no ar, com toda a população IMGUINORAPULIENSE se deslocando para o prédio da INSCOLA MUNISSIPAU E. REI, que em poucos minutos seria inaugurado pelo excelentíssimo senhor prefeito municipal, DOTO LADRONESIO FURTADO.

Até que enfim chegamos ao nosso objetivo, onde uma multidão já se aglomerava. Procuramos nos localizar em um ponto estratégico, para facilitar os sentidos da visão e da audição, pois não queríamos perder um só momento em ver e ouvir aquele momento histórico. De repente, fomos perturbados pelo costumeiro empurra-empurra e por uma estrondosa salva de palmas, provocada pelas pessoas que estavam bem próximas a nós. Alguém queria passar a nossa frente e nós dois fazendo barreira para impedir a passagem. "Será que nem aqui, neste fim de mundo, se respeita o direito de quem chega primeiro!", protestou bem alto o companheiro ZÉ, fazendo força para que ninguém passasse a nossa frente.

"CENÇA!", uma vozinha fina se fez ouvir. Virei-me e vi uma figura deveras interessante: baixinho, talvez não tivesse sequer um metro e meio, meio gordo e careca, trajando uma camisa de meia já amarelada pelo tempo, calça de brim bastante surrada e calçando aquele tipo de chinelo bastante conhecido de "salga bunda". "CENÇA!", repetiu o homenzinho, e complementou: "VÔ TÊ QUI TORÁ A FITA!". Era o chefe do poder executivo municipal que acabava de chegar e por nós estava sendo impedido de se dirigir ao palanque improvisado numa carroça, enfeitado por bandeirolas multicoloridas, recortadas de vários tipos de revistas que há muito saíram de circulação. Não tivemos outra alternativa a não ser permitir a passagem do prefeito, que nos agradeceu pela cortesia e, ante os aplausos do público, subiu ao palanque.

Com o tradicional aceno que tão bem caracteriza os políticos brasileiros, o prefeito LADRONESIO FURTADO cumprimentou a grande massa popular que se postava em frente ao prédio que seria inaugurado e passou a abraçar os companheiros de palanque, certamente os mais destacados representantes da sociedade local. Com um sorriso quilométrico se estendendo de orelha a orelha, o senhor prefeito cruza os braços e fica a assistir ao show artístico da dupla sertaneja de nome PAUL AND JOHN, especialmente contratada para animar aquele inesquecível evento. Findada a participação da dupla, o locutor oficial anuncia: "CUM OCEIS, SUA INCELENCIA O PREFEITO LADRONESIO FURTADO!".


*Republicado a peddidos
**Publicado originalmente em 16 de setembro de 2012


 

Link
JAURO GURGEL

JAURO GURGEL

JAURO José Studart GURGEL, durante muitos anos Editor Regional de O PROGRESSO, em Araguaína (TO),

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...