MENU

15/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 15/04/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

GB Edições
Da Redação

Quer um almoço de domingo muito especial? Então prepare uma Lasanha Quatro Queijos! 

Ingredientes: Meio quilo de massa da lasanha fresca e pré-cozida em água fervente; 600 gramas de queijo tipo Muçarela ralado; 100 gramas de queijo tipo Parmesão ralado; requeijão cremoso a gosto. Molho de Gorgonzola: 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 8 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 litro de leite; 2 folhas de louro; 2 cravos; 1 cebola pequena; 1 pitada de noz-moscada; 1 pitada de pimenta-do-reino; 150 gramas de queijo tipo Gorgonzola; sal a gosto. Preparo do Molho: Coloque a manteiga numa panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo e mexa sempre até ficar ligeiramente tostado. Junte o leite e continue mexendo até começar a engrossar. Junte a cebola cortada ao meio, o louro e os cravos. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Retire os cravos, os pedaços de cebola e as folhas de louro. Tempere com noz moscada e pimenta-do-reino. Retire do fogo. Junte o queijo tipo Gorgonzola amassado com um garfo ao molho ainda quente e mexa bem até derreter completamente o queijo. Montagem: Num refratário grande, espalhe uma camada fina de Molho de Gorgonzola. Distribua lâminas da massa de lasanha, sem sobrepor umas nas outras. Cubra com molho e salpique queijo tipo Muçarela ralado. Alterne camadas de massa, molho e queijo. Finalize com uma camada fina de molho e colheradas de requeijão. Por cima de tudo, coloque o restante do Molho de Gorgonzola e salpique com o queijo tipo Parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido – 180º - e asse durante aproximadamente 40 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. Sirva a seguir. Importante: Se preferir usar massa de lasanha pré-cozida seca, será necessário mais líquido, daí prepare maior quantidade de Molho de Gorgonzola.
 

Sanduíche é sempre bem-vindo. Deliciosa variação é este, feito com Brioche. Inigualável! 

Ingredientes: 12 fatias de pão tipo Brioche; 90 gramas de mostarda Dijon; 300 gramas de berinjela cortada em fatias finas; 300 gramas de abobrinha cortadas em fatias finas; 420 gramas de queijo tipo Brie; 420 gramas de presunto tipo Alemão; sal e pimenta-do-reino a gosto. Tomate Confit: 200 gramas de tomate tipo Cereja; 480 ml de azeite de oliva; 2 gramas de alecrim; 1 grama de louro; 15 gramas de alho amassado com casca; 15 gramas de açúcar; 3 gramas de sal. Preparo do Tomate Confit:  Aqueça uma frigideira, coloque 10 ml de azeite e junte todos os ingredientes. Salteie rapidamente até que a pele dos tomates estoure. Passe para um recipiente fundo e junte o restante do azeite. Refrigere até a hora de servir. Montagem: Em uma frigideira ou chapa, grelhe os legumes com um fio de azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.  Corte a fatia do brioche ao meio, espalhe 15 gramas de mostarda em uma das fatias, disponha 100 gramas dos legumes e 70 gramas de queijo tipo Brie. Leve a metade recheada e a outra separada ao forno preaquecido por cerca de 4 minutos, até que o queijo derreta. Retire do forno, coloque 6 fatias de presunto e o Tomate Confit. Feche o pão e sirva. Rende 6 sanduíches.
 

Couve-Flor Gratinada com Sardinha

Ingredientes: 1 couve-flor pequena; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 ½ xícara (chá) de leite; 125 gramas de sardinhas em conserva em óleo; sal e noz moscada ralada a gosto; 2 colheres (sopa) de queijo tipo Parmesão ralado. Preparo: Separe a couve-flor em buquês e cozinhe em água e sal. Escorra e reserve. Prepare o molho: Numa panela, aqueça a manteiga até derreter. Junte a farinha e misture até obter uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre. Continue mexendo e cozinhe em fogo baixo, até o molho engrossar. Tempere com noz moscada ralada e retire do fogo. Junte a sardinha com o óleo. Misture bem. Corrija o sal, se necessário. Num refratário, distribua a couve-flor e cubra com o molho. Salpique com queijo tipo Parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido – 180º - e asse até ficar dourado. Sirva a seguir.
 

Omelete de Pão

Ingredientes: 1 xícara (chá) de pão de forma picado; 4 colheres (sopa) de leite; 3 ovos; 1 pitada de fermento químico em pó; 1 colher (sopa) de manteiga. Preparo: Coloque o pão numa tigela e regue com o leite. Separe as gemas das claras. Bata as gemas e despeje na tigela. Misture bem. Bata as claras em neve juntamente com o fermento e junte à mistura de gemas, mexendo delicadamente. Aqueça a manteiga numa frigideira funda e frite a mistura de ovos e pão até ficar dourada. Sirva a seguir. Variação: Se preferir, tempere com sal, pimenta-do-reino e queijo tipo Parmesão ralado a gosto, antes de fritar. Dica: Use fogo médio para derreter a manteiga e fritar. 

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...