MENU

02/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 02/12/2021 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]


  

Socorro!

Brasil é hoje o epicentro da doença que já matou quase 3 milhões de pessoas ao redor do mundo em apenas 1 ano. O país tem registrado recordes diários de mortes pelo novo coronavírus, ficando à frente de nações como os Estados Unidos, que já ostentaram esse triste título. E por ser visto hoje como uma ameaça mundial, prefeitos e prefeitas de municípios brasileiros pediram socorro.  Em um vídeo, produzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Vital Strategies, chefes do Executivo retrataram a situação atual do país. O objetivo do apelo é destacar, na mídia nacional e internacional, que prefeitas e prefeitos brasileiros estão empenhados em enfrentar a COVID-19 amparados na ciência. O vídeo reuniu o presidente da FNP, Jonas Donizette, e os prefeitos do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes; de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira; de Florianópolis/SC, Gean Loureiro; de Salvador/BA, Bruno Reis; de Belém/PA, Edmilson Rodrigues; de Fortaleza/CE, José Sarto; de Caruaru/PE, Raquel Lyra; e de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas. Diante dessa situação, prefeitos de todo Brasil se uniram para formar o Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. A proposta é inédita no país e começou a ser desenhada em fevereiro deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios participassem de negociações para a aquisição de imunizantes contra a COVID-19.

E aí?

Será se vale a pena, eleitoralmente, o senador Roberto Rocha se tornar um defensor do presidente Jair Bolsonaro? A pergunta foi feita ontem por um observador político, lembrando que Bolsonaro conseguiu maioria no estado em apenas três dos 217 municípios – Imperatriz, Açailândia e São Pedro dos Crentes. É, pode até não ser bom negócio em termos de urnas, mas a aproximação de RR com o Palácio do Planalto tem facilitado a sua atuação parlamentar em busca de recursos para municípios do Maranhão, especialmente Imperatriz.

E…

Vale ressaltar que Roberto Rocha é adversário do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB). Portanto, o seu caminho seria procurar outro campo de atuação, e assim passou a integrar o grupo bolsonarista no Maranhão. Mas Rocha tem dito que “não sou Bolsonaro”, e que a sua relação não é diferente da que teve com os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). “O meu partido é o Maranhão”, diz.

Olha aí!

Bem lembrado pelo jornalista Gilberto Léda, de São Luís. Por que os agentes de limpeza também não são incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19? “Estes estão nas ruas também diariamente, tendo contato não apenas com pessoas, mas com toda a massa de lixo produzida por elas”, observa o jornalista. E acrescenta: “Isso sem falar naqueles que atuam na limpeza de feiras e mercados, de praças e de terminais de integração, por exemplo”. Pois é…

Recuo

Embora com doses de vacina disponíveis, a Prefeitura de Imperatriz havia decidido que a vacinação contra a Covid-19 ficaria suspensa até domingo, devido ao feriado prologando da Semana Santa. Mas diante da repercussão negativa, voltou atrás e a vacinação prossegue normalmente, inclusive hoje, Sexta-Feira da Paixão. Vale destacar que saúde é um serviço essencial, e ainda mais neste momento grave de pandemia.

Pesquisa

Uma pesquisa do DataSenado mostra que 88% dos entrevistados apoiam a compra de vacinas contra a covid-19 não apenas pelo governo federal, mas também por estados e municípios. Além disso, a pesquisa indica que 81% dos entrevistados apoiam a aquisição dessas vacinas pela iniciativa privada.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »