MENU

01/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/04/2021 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

O Frango Recheado de Páscoa continua sendo muito apreciado. E pode ser a estrela do almoço deste domingo

Ingredientes: 1 frango inteiro; 5 dentes de alho amassados; 1 folha média de louro; suco de 1 limão; suco de 1 laranja; 2 colheres (sopa) de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheio: Farofa de Miúdos (receita abaixo). Preparo: Misture o alho triturado, o louro, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Retire os miúdos do frango. Lave bem por dentro e por fora. Coloque o frango numa tigela e salpique, por dentro e por fora, o tempero de alho. Regue com o suco de limão e deixe marinando por 1 hora. Passado esse tempo, escorra o frango, recheie a cavidade com a Farofa de Miúdos e feche prendendo a pele com palitos ou costurando com linha. Coloque o frango numa assadeira untada com óleo. Regue o frango com o suco de laranja, a seguir com o azeite. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse até que fique bem dourado. Durante o tempo em que ficar no forno, regue o frango com o molho que vai se formando na assadeira. Coloque inteiro no prato de servir, retirando antes os palitos ou a linha. Dica: Se puder, deixe o frango marinar no tempero por mais tempo, conservando em geladeira.  Sugestão: tire a casca superficial de 2 cabeças de alho e corte-a ao meio. Numa frigideira antiaderente, gratine as cabeças e alho cortadas ao meio e cogumelos inteiros. Enfeite o prato com o frango assado e sirva a seguir.
 
Farofa de Miúdos - Ingredientes: 300 gramas de moelas; 150 gramas de fígado de galinha; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; 1cebola média picada; 2 ovos cozidos picados;  2 colheres (sopa de cheiro verde picado; farinha de milho; farinha de mandioca; sal e pimenta-do-reino a gosto; azeitonas verdes ou azeitonas pretas a gosto. Preparo:  Pique as moelas e o fígado separadamente. Tempere as moelas com sal e pimenta-do-reino. Numa panela, aqueça azeite, doure o alho. Acrescente as moelas e refogue. Quando secar o líquido, vá juntando água quente, aos poucos, e cozinhe até as moelas ficarem macias. Quando estiverem macias, acrescente o fígado e a cebola. Cozinhe mais um pouco até a cebola murchar. Deve formar um refogado úmido, mas não tipo molho. Desligue o fogo e acrescente as farinhas previamente misturadas até obter ponto de farofa úmida. Junte os ovos picados, as azeitonas e o cheiro verde. E ainda pimenta dedo-de-moça picada, se gostar. Empregue como indicado na receita de Frango Assado Inteiro Recheado com Farofa. Dica: Quando cozinhar as moelas, vá colocando a água quente aos poucos, deixando sempre secar antes de colocar novamente. O cozido ficará mais saboroso e você poderá controlar a umidade final do refogado. Variação: Incremente a farofa adicionando cubinhos de bacon previamente fritos.

Aproveite o gostinho da Páscoa! Que tal Creme de Chocolate como sobremesa? Sirva bem gelado

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de amido de milho; 6 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 gema; 1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite. Preparo: Numa tigela funda, misture o amido de milho, o chocolate e a gema peneirada. Vagarosamente, acrescente o leite e mexa bem. Junte o leite condensado e misture bem. Leve ao micro-ondas e cozinhe por 10 minutos em potência alta, mexendo a cada 2 minutos, até engrossar. Retire do micro-ondas e espere esfriar um pouco. Junte o creme de leite e misture bem. Leve a geladeira até o momento de servir. Sirva bem gelado. Dica: Coloque em recipientes individuais e salpique com chocolate em barra ralado no momento de servir.

Bombom Rápido

Ingredientes: 250 gramas de chocolate ao leite; 100 gramas de coco ralado; 200 gramas de ameixas pretas picadinhas; 100 gramas de uvas passas sem sementes; 100 gramas de nozes picadinhas. Preparo: Derreta o chocolate em banho-maria, mexa e junte os demais ingredientes. Coloque a massa sobre um papel alumínio e corte em quadradinhos ou, se preferir, derrame a massa às colheradas e deixe secar.

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...