MENU

05/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/03/2021 às 00h00min

Fora da Pauta


 

Consórcio

Reunidos na manhã de quarta-feira em Imperatriz, os prefeitos da região decidiram por votação ,integrar o consórcio nacional dos prefeitos para a compra da vacina contra o Covid-19. Os argumentos usados para fazer a opção pelo nacional é porque este mais avançado e com mais força por se tratar de um consórcio nacional. Assim sendo, o presidente da Associação dos Municípios, Assis Ramos vai tomar as providencias no sentido de incluir os municípios da região no consórcio de prefeitos nacional. Também foi decidido que o modelo dos decretos de restrições que será adotado pelos municípios será o de Imperatriz. Claro que cada município vai adequar a sua cidade.

Investigação

Os apressadinhos estão eufóricos com a investigação da Polícia Federal na saúde e ainda o pedido da promotoria contra vereadora e prefeito. Como os nomes mesmo dizem, são investigações. Para saber se é verdade e quanto a vereadora Ozima Curad, trata-se de um pedido do Ministério Público e que caberá a Justiça acatar ou não e enquanto não transitar em julgado, não é culpada.

Covid-19

No dia 17 de fevereiro, o Estado tinha 32 leitos ativos de UTI Covid. Na quarta-feira (3), com a abertura de mais 6 vagas nas últimas 24 horas, a rede alcançou o número de 61 leitos de UTI. Mesmo com a ampliação, a ocupação geral de leitos, em Imperatriz, chegou a 93,1% nesta terça-feira, estando 95 das 102 vagas desse tipo preenchidas. O quantitativo de vagas de UTI na cidade já é maior do que o registrado na primeira onda da pandemia. Os dados podem ser observados nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelas secretarias estadual e municipal.

Fechar

Na rede particular também houve ampliação. O Hospital da Unimed ativou cinco novos leitos na última semana, mas a unidade segue com lotação máxima em sua UTI. Ainda na semana passada, o hospital voltou a fechar o Pronto-Socorro para casos diversos, voltando a ser referência apenas para casos de Covid-19.  O Hospital Santa Mônica, que completa a rede privada de atendimento desses casos, também está com a UTI lotada.

Ofertas

Na rede municipal de saúde  houve registro da ampliação de atendimento em três Postos de Saúde. As vagas disponíveis no Hospital de Campanha e na UPA São José seguem em 16 para leitos de UTI e 58 leitos clínicos. Até a semana passada a ocupação nas unidades municipais estava controlada, mas nesta terça-feira, a UTI ultrapassou 93% de lotação.

Engenheiros

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que a elaboração e a execução de projetos arquitetônicos competem a engenheiros; não sendo, portanto, atividades privativas de arquitetos e urbanistas. A decisão foi proferida no dia 24 de fevereiro pelo ministro Herman Benjamin, relator do processo que não acatou o Recurso Especial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Alagoas (CAU-AL), mantendo decisão judicial favorável ao município de Maceió (AL) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). 

Parcerias

Em visita ao município de Barra do Corda, neste final de semana, o deputado federal Hildo Rocha se reuniu com o prefeito Rigo Teles a fim de discutir parecerias institucionais referentes a demandas da população que necessitam de recursos financeiros federais. 

Representante

“Eu fui votado em Barra do Corda, sou um dos representantes desse município em Brasília. Portanto, tenho a obrigação, o dever de ajudar, com o mandato de deputado, nas demandas que dependem fundamentalmente de recursos públicos federais”, ressaltou o parlamentar.
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...