MENU

27/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/02/2021 às 00h00min

Fora da Pauta


Farmacêuticos

Atendendo ao pedido da diretoria do SINCOFARSUL (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Sul do Maranhão), representado na pessoa de seu presidente, Nilton Silva Junior, e seu vice Wildeanderson  Rodrigues, o vereador John Pan apresentou Indicação solicitando a inclusão de toda a classe de atendentes de farmácia, incluindo farmacistas e operadores de caixa, no cronograma de vacinação contra o COVID-19.

Imunização

O SINCOFARSUL entende a importância da imunização dos farmacêuticos, mas ressalta que dentro do ambiente de Farmácia todos correm o mesmo risco, por estarem na linha de frente dentro do estabelecimento. Por unanimidade, na 8º Sessão da Câmara Municipal de Imperatriz, realizada na manhã desta quinta-feira, a proposta foi aprovada.

Reunião

Já seu colega Rene Sousa participou na quinta de uma reunião com os órgãos responsáveis pelo sistema de saúde em Imperatriz (Auditoria, Saúde da Mulher, TFD, Oncologia, Farmácia Básica, CEMI, CDII, Atenção Básica, Secretaria de Desenvolvimento Social). O objetivo foi apresentar o novo regime de funcionamento da Auditoria, baseada no novo Decreto Municipal contra a COVID-19. Outros assuntos também foram pauta neste momento de diálogo, todos no sentido de melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde de Imperatriz.

Menos passagens aéreas

O Projeto de Lei 238/21 determina que companhias aéreas só poderão vender passagens aéreas no limite de 50% dos assentos de cada aeronave, para voos domésticos, enquanto não forem vacinados ao menos 80% da população brasileira contra a Covid-19. Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, se houver necessidade de aumento do número de voos, estes deverão ser requeridos imediatamente a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Distanciamento

“Os voos realizados no Brasil, apesar da pandemia que se instalou, são realizados com a possibilidade de venda de todos os assentos existentes na aeronave, e isso precisa acabar, para não colocar em risco a saúde dos passageiros”, afirma o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), autor da proposta. “A redução da venda de passagens em 50% é necessária por medida de distanciamento social para a proteção de todos os usuários”, avalia.

Agentes

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, deputado federal Hildo Rocha, se reuniu com a diretoria da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), para discutir a continuidade da pauta de reivindicações da categoria, especialmente no que se refere à aprovação da PEC 22 que trata sobre o piso salarial e a política de reajustes.

Visita 

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) realizou ontem a visita ao Hospital de Campanha. A ocasião contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, dos secretários Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia), Carlos Lula (Saúde) e Clayton Noleto (Infraestrutura); dos deputados, Marco Aurélio e Rildo Amaral; da diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão), Alexandra Araújo, e do presidente da EMSERH (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), Marcos Grande.

Acidentes

De acordo com a Setran, após a retirada dos radares da Avenida Pedro Neiva de Santana, pelo Governo do Estado, aumentou o número de acidentes. Isso não é surpresa, com os radares, muitos usuários não respeitam a sinalização, ainda mais agora sem fiscalização.
 
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...