MENU

24/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/02/2021 às 00h00min

Bastidores

 

Apertando 

Estava passando da hora. Finalmente a prefeitura de Imperatriz resolveu endurecer as normas contra o avanço da Covid-19. A partir de ontem está limitado o horário de funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Só poderão funcionar até às 23h, e obedecendo protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento social e uso de máscara. Além do mais, só será permitida a ocupação de 50% da capacidade do local, mas o percentual não pode representar mais do que 100 pessoas. Na verdade, essa quantidade já é exagerada, porque aí estamos diante de uma aglomeração. Mas o que foi determinado pelo Poder Público já é um avanço, porque a coisa estava correndo frouxa e o número de casos de Covid só aumentando, e o que é pior, com muitos óbitos. A medida vai até 10 de março, portanto muito curto o tempo. Deveria ser mais longo, fechando todo o mês. Agora resta fiscalizar e punir com rigor os infratores.

“Dinâmica”

O PTB, comandando nacionalmente pelo ex-deputado Roberto Jefferson, é aliado do Palácio do Planalto. No Maranhão, o partido é aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), que por sua vez é ferrenho adversário de Jair Bolsonaro. Inclusive, ontem o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, líder do PTB no estado, esteve reunido com Flávio Dino. Como se vê, em Brasília é uma coisa e no Maranhão é outra. Tente entender…

"Lockdown" 

O governo do Piauí decretou um “lockdown parcial”. Estão suspensas atividades religiosas de forma presencial; atividades em parques, praias e espaços que podem gerar aglomerações; proibidas realizações de festas, shows, atividades culturais e esportivas; suspensas atividades presenciais em todos os órgãos públicos, funcionando apenas 30% de atividades presenciais de servidores; e suspensas as aulas presenciais, ficando apenas as remotas. No Maranhão, a Defensoria Pública do Estado ingressou na justiça com um pedido de lockdown mas foi negado. 

Olha aí!

Ontem, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, deu uma canetada na chamada “farra dos capelães” no sistema de segurança do Maranhão. O ministro considerou inconstitucional a nomeação de oficiais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros sem concurso público que os habilitem a passar pela formação necessária. A decisão de Nunes Marques é em decorrência de uma ação protocolada pela Procuradoria Geral da República. Há dezenas de padres e pastores capelães na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Sistema Penitenciário. Tudo sem passar por concurso. A decisão será analisada pelo Pleno do STF. 

Suspender

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem, o deputado estadual Yglésio Moyses defendeu a suspensão das aulas por duas semanas. A fala do deputado foi motivada pela atual situação de coincidência entre a baixa testagem de pacientes com suspeitas de Covid-19 e o período de chuvas, levando-se em consideração os riscos que esse cenário pode trazer à saúde dos estudantes. “Há a necessidade de suspensão das aulas, temporariamente, por 15 dias. Olha a situação das chuvas! Imagina a quantidade de doenças respiratórias que isso tem gerado e o nível de transmissão que tem sido levado às pessoas, dentro de casa”, pontuou o deputado. Conforme destacou o deputado, os jovens têm sido os principais vetores da doença. 

Conquista

No dia 24 de fevereiro de 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil. Decreto 21.076, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, instituiu o Código Eleitoral. Foi criada ainda a Justiça Eleitoral e instituído o voto secreto.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...