MENU

20/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/02/2021 às 00h00min

Bastidores

 

Aumentando 

As eleições 2022 ainda estão longe, mas já temos pelo menos três pré-candidatos à sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB). Além do vice-governador Carlos Brandão (PR) e do senador Weverton Rocha (PDT), que já estão se movimentando em todo o estado, agora temos Lahesio Bonfim (PSL), prefeito reeleito de São Pedro dos Crentes, município com apenas 4.651 habitantes, conforme o IBGE (estatística 2018). Ele se apresenta como um dos mais ferrenhos adversários do governador no estado. Lahesio já travou fortes discussões com Flávio Dino, especialmente quando acusou o governo, em 2017, de perseguir o município, ao não fazer o repasse, há mais de dois meses, do incentivo ao hospital de 20 leitos e os recursos. Mas será que o prefeito tem condição político-eleitoral para disputar de igual para igual com os nomes da “primeira divisão”? Em eleição já se viu quem não era favorito sair vencedor, mas isso é raro. No pleito de 2018, apontaram Maura Jorge (PSL) como forte candidata, porque estava colada no então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, do mesmo partido. Mesmo assim ficou em terceiro lugar, com apenas 7,8% dos votos, muito longe de Flávio Dino e Roseana Sarney. São Pedro dos Crentes é uma das três cidades maranhenses em que Bolsonaro teve maioria. As outras foram Imperatriz e Açailândia. Embora defensor intransigente do presidente, Lahesio não acredita que terá o seu apoio. Diz-se de uma cidade pequena e acha que Bolsonaro apoiará um senador ou outro nome com maior influência política.

Olha aí!

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, decidiu ontem não renovar o prazo do despacho dado antes do carnaval proibindo música ao vivo, ou mesmo som mecânico, em bares, restaurantes e casas de show de todo o estado. A medida era para evitar aglomerações devido à pandemia do Covid-19. Também festas com até 150 pessoas voltam a ser permitidas. Diante do grave quadro que está sendo registrado no momento, o correto seria o magistrado ter mantido a decisão. Se com a determinação judicial, o povo não estava nem aí, imagine afrouxando as normas. Que Deus nos proteja!

PEC do Gás

Pegando carona no anúncio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (PTB) está defendendo que a PEC 21/2019, de sua autoria, seja aprovada de forma célere. “O presidente Jair Bolsonaro anunciou que será zerado o imposto federal sobre o gás de cozinha nos próximos dois meses. Mas precisamos ir além, é isso que buscamos com a aprovação da PEC 21/2019, zerar definitivamente os tributos sobre o gás de cozinha”, afirmou Fernandes.

Mais vacina

Conforme informação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Maranhão receberá na próxima semana 386.546 novas doses de vacina contra a Covid-19. Destacou que a confirmação é do Ministério da Saúde. Na próxima etapa a prioridade são idosos de 80 a 89 anos, quilombolas, povos ribeirinhos e mais trabalhadores da Saúde.

Números

O Maranhão entrou na faixa de risco vermelho para infecção da Covid-19. Conforme o boletim desta quinta-feira, foram registrados 108 novos casos em São Luís, 34 em Imperatriz e 278 nas demais regiões. Desde o início da pandemia, já são 214.478 casos confirmados de Covid-19 em todo o estado, com 4.907 mortes. Em Imperatriz são 9.961 casos, com 431 óbitos. Letalidade: 4.33%.

E…

Depois que dois servidores testaram positivo, ontem o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão decidiu que a partir da próxima segunda-feira (22), funcionará somente em regime de teletrabalho por um período de quinze dias. A medida não altera os prazos processuais nem o andamento das principais atividades do órgão. O presidente do TCE, Nonato Lago, lembrou que o teletrabalho para todos já foi adotado em outros momentos ao longo do enfrentamento da pandemia, sempre no intuito de preservar a saúde e vida dos servidores e do público. “Enquanto não tivermos nossa população imunizada e a doença sobre controle, medidas como essa estarão sempre no horizonte, podendo ser adotadas sempre que necessário”, observou. 
 
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...