MENU

20/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/02/2021 às 00h00min

Coluna do Illya

 

A “Farra de Capelães” 

A ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, protocolada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra a chamada “Farra de Capelães” praticada no Maranhão em 2018, vai avançando no Supremo Tribunal Federal (STF). O perigo é que ela tem como relator o ministro Nunes Marques que foi alçado ao posto por indicação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que não gosta nem um ‘tantinho assim’ do governador Flávio Dino (PCdoB-MA). 

Segurem os bolsos

O diabo é que se julgada como ‘causa perdida’, por assim dizer, será que quem recebeu vai ter que devolver o dinheiro recebido como salário? Se tiver, vai ser um Deus nos acuda. 
A bela e a fera 
Não tem título melhor para a live realizada na tarde de terça-feira, pelo deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA) e a também parlamentar Tabata Amaral (PDT-SP). Valeu a pena! Entre outros assuntos o destaque ficou para os caminhos da educação na pandemia, aí incluso, a volta das aulas presenciais e a vacinação dos profissionais temas que mereceu abordagem. Ela, é uma das jovens lideranças políticas de maior destaque no Brasil de hoje e ele, Gastão que é de longe o parlamentar maranhense que melhor conhece a educação e por ela luta ativamente.

Exemplo a ser copiado

A 1ª Vara de Barra do Corda lançou Edital para projetos sociais. Podem participar entidades públicas ou privadas, com comprovada finalidade social e sem fins lucrativos, sediada no município, para obtenção de recursos financeiros. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 1º a 31 de março de 2021, das 9 às 12 h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da 1ª Vara da Comarca daquela cidade. Os recursos foram arrecadados pela unidade judicial com as prestações pecuniárias, suspensão condicional do processo ou da pena e transações penais homologadas pelo juiz titular Antônio Elias de Queiroga Filho, que assina o Edital. 

Haja VAR….

O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final como um campeonato atípico quando o assunto é liderança. Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, ficaram para trás. O Botafogo que jamais foi líder sequer pretensão tinha, de Glorioso não tem mais nada e rebaixado pela 3ª vez, certamente vai pedir música no Fantástico. Será aquela do Nélson Gonçalves?
 – Voltei …

…  e haja sufoco

Para tantos gols só validados pela discutível sincronização do VAR, em mais uma dessas cenas, quem diria, Gabigol acabou no colo de Rogério Ceni, tamanha foi a emoção. Essa, vai sufocar torcedores flamenguistas e colorados que viverão no domingo a final antecipada em busca do título.

E se …

O improvável entrar em campo? O Sobrenatural de Almeida, personagem cunhado pelo inesgotável Nelson Rodrigues lhe convidar para fazer as contas? Fla versus Inter acabar empatado? O Flamengo perder pro São Paulo e o Corinthians ganhar do Internacional? 
- Por fim: e se o São Paulo que tem um jogo a menos, ganhar as três partidas que lhe falta disputar? É 1 por cento de possibilidade contra os 99 por cento que apontam o time dos pampas ou o do Ninho do Urubu, como provável campeão.

#mulheresqueinspiram

A engenheira aeroespacial colombiana Diana Trujillo chegou aos Estados Unidos há duas décadas sem saber inglês e com US$ 300.00 no bolso. Nesta quinta-feira (18), ela foi encarregada de narrar pela primeira vez em espanhol a aterrissagem de uma espaçonave da NASA em Marte.

Logo ali

Orkney Islands ou Ilhas Orkney é um paraíso escocês que possui o voo mais curto do mundo. Quem viaja de Westray para Papa Westray percorre uma distância de 2.700 quilômetros, pouco maior que a pista do Aeroporto Renato Moreira aqui em Imperatriz. Digna de entrar no Guiness Book porém, se o golpe tivesse dado certo, foi a ‘epopeia’ registrada por um representante comercial devidamente hospedado no Hotel do Políbio, nos anos 70. Nosso personagem fez constar em seu relatório de despesas, a viagem aérea entre o Maranhão e o então Estado de Goiás. Foi mal, seu supervisor conhecia a região criado que foi nas barrancas do Tocantins. Mas certamente a distância entre Porto Franco e Tocantinópolis, teria menor percurso.
 
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...