MENU

18/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/02/2021 às 00h00min

Coluna do Illya

 

Doce maná

 Das 27 Assembleias Legislativas existentes Brasil afora, em 18 delas, quem já era presidente reassumiu no início de fevereiro, um segundo mandato consecutivo na presidência. Nessa onda de reeleição, perto de nós, surfaram o deputado Othelino Neto (PCdoB) aqui no Maranhão e Antonio Andrade (PTB) no Tocantins. Este último, reeleito ainda em julho de 2020. Uma carta marcada com sete meses de antecedência. Como se sabe, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu a nível de Congresso Nacional que mandatários não podem concorrer a um novo mandato dentro da mesma legislatura e jogou um balde de água fria nas intenções de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). Com base na decisão do STF, políticos de Mato Grosso, Roraima e Distrito Federal já recorreram a Corte solicitando que o entendimento aplicado na Câmara e no Senado tenha validade também nos legislativos estaduais. Não custa lembrar que em 25 de janeiro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar impedindo a recondução dos membros da Mesa Diretora da Assembleia de Roraima e ordenou a realização de um novo pleito. A decisão provisória foi concedida a partir de uma ação proposta pelo PSOL. Tudo bem que a decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário do STF, mas, não custa lembrar aos que usufruem do doce maná, que é bom, botarem suas barbas de molho.

Os 50 mais

A Corregedoria Geral de Justiça/Poder Judiciário do Estado do Maranhão divulgou com base no relatório Produtividade do Magistrado para os processos julgados na Entrância Intermediária em 2020 sua lista com os 50 mais. Nela constam, juízes de Imperatriz: Dayna Leão Tarja Reis Teixeira, Joaquim da Silva Filho, Adolfo Pires da Fonseca e Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia. E de João Lisboa, Glender Malheiros Guimarães. 

Ela, A gripezinha

Assessoria do Meio Ambiente informou que o ministro Ricardo Salles, testou positivo para a covid-19 nesta terça-feira (16). Segundo a nota, Salles “apresentou leve febre, mas passa bem”, e deverá manter isolamento em casa, conforme orientação médica. É o 15º ministro do governo federal a ser infectado pela covid-19. O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão também já tiveram a infecção. 

Covid-19: A terceira onda?

A COVID-19 segue implacável Brasil afora e Imperatriz adentro. Ontem, nos deixou o jovem advogado Daniel Keny. 
  

Aqui e acolá 

O Maranhão vai criando políticas para ocupar o espaço de grandeza que lhe cabe no cenário nacional. Na terça-feira (16) o governador Flávio Dino anunciou, por meio de suas redes sociais, a criação do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias. Não é nada, o Programa começa ofertando 100 vagas para profissionais formados no máximo há 2 anos nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Será coordenado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Assim é

Chegando aos 230 mil mortos por conta de uns ‘pandêmicos’ a Câmara Federal tem que botar em campo seu pragmatismo e corporativismo para discutir a liberdade de um deputado (Daniel Silveira PSL-RJ) que ameaçou ministros do STF. “O Congresso tem pautas urgentes que precisam ser votadas: muitos projetos de alcance social, a volta do auxílio emergencial e as reformas que estão aguardando análise. Lamento que tenhamos que parar para julgar esse tipo de situação”, afirmou o deputado federal Pedro Lucas (PTB-MA). 

1, 2, 3 

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou indicação na Assembleia Legislativa para que o Governo do Estado prorrogue os prazos para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2021. O parlamentar argumenta que, diante do crítico cenário atual de pandemia da Covid-19, faz-se necessária a adoção de medidas econômicas para dirimir os prejuízos causados à sociedade.
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...