MENU

11/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/02/2021 às 00h00min

Bastidores

 

De volta 

Hoje Jair Bolsonaro fará a segunda visita ao Maranhão como presidente da República. Ele vai cumprir agenda em Alcântara, às 10h, onde a Força Aérea Brasileira (FAB) mantém um Centro de Lançamento. Na oportunidade fará a entrega de títulos de propriedade a moradores da cidade. Consta que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não teria sido convidado pelo cerimonial da Presidência da República. Os dois são ferrenhos adversários políticos. Bolsonaro esteve em outubro do ano passado em São Luís, inaugurando trecho da duplicação da BR-135, e veio a Imperatriz para entrega do Panelódromo. Flávio Dino não participou dos eventos. Em Bacabeira, Jair Bolsonaro tomou Guaraná Jesus e soltou uma polêmica piada: “Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso? Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense”. Hoje terá replay?

Tá fácil

A Assembleia Legislativa do Maranhão tem 42 deputados. Apenas três são de oposição - César Pires (PV), Adriano Sarney (PV) e Wellington do Curso (PSDB). O governador Flávio Dino navega em águas mansas. Aliás, não se tem lembrança de que algum governador teve minoria na AL maranhense.

Olha aí!

Conforme a TV Globo/G1, os estados e municípios “fecharam 2020 com quase o dobro de dinheiro em caixa em relação ao ano anterior”. A informação é em cima de dados do Tesouro Nacional e do  Banco Central. O saldo de estados e municípios passou de R$ 42,7 bilhões em 2019 para R$ 82,8 bilhões, no fim do ano passado, uma alta de 94%. Trata-se da maior disponibilidade de caixa para prefeitos e governadores em ao menos 19 anos, destaca a reportagem da Globo. Mas o presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, secretário da Fazenda do Piauí, revela que “esse fôlego ocorreu graças a três eventos extraordinários — à transferência realizada pela União; ao pagamento do auxílio emergencial; e à suspensão da dívida dos estados. É uma melhora real, porém, passageira, absolutamente transitória”. Pois é…

Esculhambação! 

A questão de um poste colocado no meio da calçada, na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, é apenas um pingo d´água no oceano para o problema de obstrução de passeios públicos em Imperatriz. Há casas em que a calçada tem cerca de meio metro de altura. Difícil para a circulação das pessoas, especialmente deficientes físicos. Os passeios são obstruídos, também, por bancas de frutas, carros, motos, placas, materiais de oficinas mecânicas e etc. Uma verdadeira esculhambação!

Mas…

Se a prefeitura for mexer no “vespeiro”, o mundo cairá. Logo aparecem os hipócritas e aproveitadores políticos gritando que a prefeitura está impedindo o povo de trabalhar, tirando o “pão da boca” das famílias. Isso já se viu várias vezes, quando a prefeitura tentou “limpar” o centro comercial, infestado de camelôs com barracas de tudo quanto é jeito, causando transtornos aos pedestres, que são obrigados a andar quase pelo meio da rua, correndo risco de atropelamento.

Mudança

Até agora, apenas um suplente de vereador assumiu cadeira na Câmara Municipal de Imperatriz, na atual legislatura. No começo do ano foi divulgado que o vereador de sétimo mandato, João Francisco Silva (MDB), iria assumir a Secretaria Municipal de Articulação Política, a ser criada, cedendo a cadeira ao suplente Alair Firmiano. Entretanto, até agora a única mudança que aconteceu na bancada do Legislativo foi a saída de José Carneiro “Buzuca” (DEM) para a entrada do suplente Chiquim da Diferro. O vereador se licenciou para comandar a Fundação Cultural de Imperatriz, onde já esteve. Quanto ao ex-vereador Joel Costa, ainda não assumiu a Secretaria de Administração, como também era esperado. Ele é servidor da Caema e deve estar havendo problema burocrático.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...