MENU

26/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2021 às 00h00min

Bastidores


Será?
Em entrevista coletiva, ontem, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que não foram as aglomerações na campanha eleitoral que contribuíram para o aumento dos casos de Covid-19 no Maranhão. Segundo ele, foram as festas de fim de ano. Na avaliação do secretário, o Natal e o Réveillon movimentaram mais pessoas. Na verdade, foram as duas coisas que contribuíram para o crescimento dos casos de Covid. Nas eleições, eram observadas carreatas com veículos lotados, passeatas e comícios reunindo milhares de pessoas. A Justiça Eleitoral deveria ter decidido pelo adiamento das eleições para outubro deste ano, quando provavelmente grande parte da população brasileira deverá estar vacinada. “Culpar” só as festas de final de ano, não cola.

Olha aí!
Dos 18 deputados federais maranhenses, 14 podem votar no candidato do Centrão à Presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), que tem as bençãos do Palácio do Planalto. Mas como no velho jogo do “toma lá, dá cá”, eles cobram do Governo Federal a manutenção do superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga. Uma carta será enviada ao presidente Jair Bolsonaro. 

E…
No final de semana o deputado federal e presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Baleia Rossi, esteve cumprindo agenda em São Luís. Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Rossi se reuniu com lideranças do partido, com o governador Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), e com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Flávio Dino reafirmou apoio a Rossi, destacando que a candidatura do emedebista “representa o sentimento nacional de união em prol da democracia”.

UTIs
O governador Flávio Dino anunciou ontem que está sendo concluída nova ala com mais leitos de UTI no Hospital Macrorregional de Imperatriz. São dez novas UTIs. Ele adiantou que “teremos outras inaugurações na Saúde, nos próximos 10 dias”. Quanto à construção do novo Socorrão, o governo do estado já concluiu o serviço de limpeza da área, que fica ao lado do Macrorregional.  

Reclamação
Ontem, o cidadão José Alfredo enviou à coluna reclamação contra a Ciretran devido ao atendimento. Disse ele: “Tá a maior zorra. Agendamento não funciona. O cara agenda e quando chega o sistema está fora do ar e etc. E o povo nos corredores. Uma esculhambação!..” Consta que o agendamento é feito por uma empresa terceirizada. Um despachante disse que o problema vem desde o início da pandemia e não estão adiantando as reclamações. “Seria melhor voltar ao antigo sistema, com a pessoa chegando cedo na Ciretran para fazer o agendamento. Está precisando de mais respeito aos usuários e aos próprios despachantes”, afirmou ele.

Doses
Neste domingo, o Governo do Maranhão recebeu o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. Foram 48.500 doses. Imperatriz recebeu 2.591. Vale lembrar que do primeiro lote da vacina CoronaVac o estado recebeu 164.240 doses. Para Imperatriz foram 3.260.   Depois de uma semana do início da vacinação, no Maranhão já receberam a primeira dose 21.491 pessoas.

Óbitos
No domingo, 24, as mortes por Covid-19 registradas em janeiro ultrapassaram o número de todo o mês passado. Enquanto  dezembro teve 21.811 óbitos, do dia 1º de janeiro até 24, domingo, já haviam sido registradas 22.105 mortes. O número também é maior que o de novembro e outubro. E continuam sendo transferidos pacientes do Amazonas para outros estados. Mais 14 foram levados para Teresina (PI). O Maranhão já recebeu 39 pacientes. 
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...