MENU

22/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 22/01/2021 às 00h00min

Bastidores


​Combate à desinformação
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveram, nos dias 19 e 20 de janeiro, o Seminário “Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-Pandemia”. No primeiro dia, aconteceu um debate entre a equipe de comunicação do TSE e jornalistas convidados. Na abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, destacou o papel desempenhado pela comunicação da Justiça Eleitoral. “Graças, também, a esse trabalho que conseguimos superar as dificuldades e realizar eleições limpas, claras e seguras”. Para a assessora-chefe de comunicação do TSE, Giselly Siqueira, em 2022, o desafio é consolidar a imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, além de aprofundar e reforçar o combate à desinformação em relação à confiabilidade do processo eleitoral e da urna eletrônica. “Há uma tentativa de descrédito da Justiça Eleitoral e, em especial, do sistema de votação. A urna é o personagem principal das eleições e por isso ela é tão atacada. Essa é uma batalha que temos de enfrentar”. Na avaliação da coordenadora de imprensa do TSE, Laura Gracindo, o combate à desinformação permanece sendo desafio nas próximas eleições. Por entender que o fenômeno das Fake News – uma das bases para a desinformação, prejudicial à democracia e demais esferas da vida pública e privada – precisa ser enfrentado, ela afirma que a Justiça Eleitoral permanecerá fazendo frente por meio de parceria com agências de checagem de notícias e, sobretudo, aprimorando suas formas de diálogo com a sociedade.

Será?
Conforme denúncia do deputado estadual Yglésio Moises (Pros), pessoas estariam “furando” fila para se vacinar contra a Covid, em São Luís. Foi citado, inclusive, que haveria dentistas. Unidades de saúde estariam “atestando” que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Verdade ou não, o certo é que as autoridades competentes precisam ficar atentas para que não sejam burladas as regras da vacinação, que no momento está direcionada a grupos prioritários.

Fake News
Fotos de prefeitos se vacinando como se fosse contra a Covid-19 estão sendo espalhadas nas redes sociais. Uma das vítimas é o prefeito do município maranhense de Caxias, Fábio Gentil (PRB). Revoltado, ele disse que “pessoas maldosas, que não respeitam o momento em que o país e o mundo vivem, ainda fazem brincadeira com um assunto tão sério como o enfrentamento a essa doença que tantas vidas já tirou”. Já tentaram, também, fazer a mesma “gracinha” com o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, para colocá-lo como “furador de fila”, mas não colou.

Apoio
Está prevista para esta sexta-feira, 22, a vinda ao Maranhão do deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB e candidato à Presidência da Câmara dos Deputados. Ele vem buscar apoio da bancada federal maranhense. O deputado João Marcelo coordena a agenda do candidato, que terá uma reunião com o governador Flávio Dino (PCdoB), às 16h. Depois, Rossi vai ao Palácio de La Ravardière conversar com o prefeito Eduardo Braide (Podemos). O bloco de apoio a Rossi é formado por PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB, PSL e Solidariedade. “Nós precisamos de uma Câmara livre e independente”, diz o candidato. A eleição deverá ocorrer no dia 1° de fevereiro.

Números
Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira revelava o registro de 41 novos casos de Covid em Imperatriz. A taxa de ocupação das UTIs era de 68,75 (22 das 32 existentes); a ocupação de leitos clínicos era de 40,74% (33 dos 81 existentes). Conforma ainda o boletim da SES, desde o início da pandemia já foram registrados 8.891 casos em Imperatriz. Não informa o número de óbitos, mas pelo boletim do Município, chega a 411. 
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...