MENU

20/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/01/2021 às 00h00min

Fora da Pauta


 
Coletiva
A esperança de imunização contra o vírus chegou. A prefeitura de Imperatriz realizou ontem, às 16 horas, Coletiva de Imprensa na Escola Tocantins - rua Simplício Moreira, Centro, para anunciar como vai funcionar o processo de vacinação em nossa cidade. Todos os detalhes sobre logística, grupos prioritários e locais de aplicação das vacinas foram repassados pela equipe da Secretaria de Saúde, durante a coletiva. 

Pequeno
Como vieram somente 160 mil doses para o Maranhão, a tendência e de que nem mesmo grupos de risco deverão ser vacinados neste primeiro momento, pois a quantidade de doses não é suficiente nem para as pessoas da saúde, que estão na linha de frente do Covid-19. Certamente pelo ritmo que está indo, deve durar por todo o ano a vacinação para atingir ao menos a metade da população maranhense.

Postes
As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica têm se tornado notícia comum nos últimos dias em Imperatriz e região. Situações como essas afetam não só os condutores e ocupantes dos veículos, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente. 

Imperatriz
Registros da Equatorial Maranhão mostram que, em 2019 foram registradas mais de 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. Durante o ano de 2020, o registro foi de 1.525 em todo o Maranhão. Na região sul do estado foi 575 ocorrências em 2019, já em 2020 foram 289. O ano de 2021 começou com 40 ocorrências no Maranhão, sendo 07 em Imperatriz. Vale ressaltar que esses dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica. Sobre postes de iluminação pública é necessário consultar dados da Prefeitura. 

Madrugada
De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante. Os municípios com o maior número de acidentes na região sul do estado são: Açailândia, Governador Edison Lobão, Amarante do Maranhão, Balsas, Imperatriz, Estreito, Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Sítio Novo e Grajaú. Açailândia é a cidade que tem mais ocorrências, 36.

IMEI
O prazo para Declaração Anual do MEI está aberto e segue até dia 31 de maio. Essa é uma das obrigações do microempreendedor individual, que recebe vantagens com sua formalização, mas também tem alguns deveres a cumprir.

Recomendação
Em Recomendação destinada a todos os Municípios maranhenses, Polícia Militar, Polícia Civil e realizadores de festas, o Ministério Público do Maranhão recomendou a observação imediata de normas e condutas para evitar a proliferação da Covid-19 durante o período do carnaval, bem como enquanto perdurar a pandemia. O documento foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, no dia 18 de janeiro.

Aglomeração
Festividades e eventos que possam ocasionar qualquer tipo aglomeração não devem ser promovidos. A Recomendação também orientou os órgãos a negar licenças e autorizações para festividades e demais eventos privados que possam ocasionar aglomeração. Todas as medidas administrativas e judiciais necessárias devem ser adotadas para impedir a ocorrência de aglomerações e realizações de eventos no período carnavalesco.
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...