MENU

19/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 19/01/2021 às 00h00min

Coluna do Illya


A Vacina
Quando chegou a Lua, Neil Armstrong teria proferido: ““Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Conquistas a parte, algumas delas como a própria corrida espacial que ainda não serviu para melhorar a qualidade de vida, sequer diminuir a fome do mais pobre dos mortais, a vacina ora liberada pela Anvisa junto ao Instituto Butantan é sim, um grande feito e se juntada, as liberadas em outros países, representa “uma grande conquista para a humanidade e um grande salto para a vida”. Estamos (ainda) todos encurralados! Só não estão, os irresponsáveis. ‘A vacina chinesa do Dória’ tão desprezada, salvou o Brasil, país que tem forte lastro no SUS e larga experiência em vacinação como destacou ontem a imprensa estrangeira, não pela quantidade que ainda é pouca, mas pela expectativa da vida que renasce com o simples sentimento de que é possível fazer.  
- Quando chegar minha hora, vou tomá-la, até na testa, se for o caso. 

Por que não aqui?
No Tocantins o Fecomércio por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, doará hoje (19)  4.158 quilos de alimentos não perecíveis. As doações vieram da campanha “abrace uma causa”, realizada pelo Assaí Atacadista em comemoração do aniversário de 45 anos. O Sesc recebeu a quantia de 6 toneladas, que viraram 450 cestas básicas, e que irão beneficiar 1.800 pessoas. Nesses tempos em que o óleo de soja, arroz e feijão custam o olho da cara, levar alimentos para quem mais precisa é uma nobre missão.

Solidariedade
Vem de Açailândia o exemplo que faz bem. A empresa Aço Verde do Brasil (produtora de aços longos) fez a doação de 300 mil metros cúbicos de oxigênio à população do Amazonas, cuja capital, Manaus paga todos os pecados da pandemia da Covid-19. A logística do transporte será feita em parceria com a White Martins. O anúncio da doação foi efetuado no sábado último, dia em que já partiu a primeira carreta com 20 mil mt3. A expectativa é que até o final do mês, todo o volume de oxigênio doado chegue ao destino. 

Ele disse
Ricardo Nascimento, presidente do Conselho Administrativo da AVB, afirmou: “Estamos muito felizes com essa parceria, que tem como objetivo salvar vidas num momento tão delicado como este que estamos vivendo”.

Migalhas
Big Jow (PP), novo prefeito eleito em Cristalândia (TO) ficou revoltado ao receber o primeiro repasse do FPM. A bagatela de 358 mil ficou ainda menor por conta de obrigações previdenciárias entre outras dívidas deixadas pela gestão do ex-prefeito Cleiton Batatinha (DEM). Na conta bancária do FPM restou um saldo de apenas R$ 29 mil após ter sido descontada a dívida de R$ 185 mil, além de outros encargos e parcelamentos.

Quem se habilita?
 Em decorrência da aposentadoria dos desembargadores Raimundo Nonato Magalhães Melo e José Bernardo Silva Rodrigues, respectivamente e do falecimento da desembargadora Cleonice Silva Freire (ocorrido no dia 2 de janeiro de 2021) o Tribunal de Justiça do Maranhão abriu para o cargo de desembargador, 03 vagas. O ato foi assinado na manhã (18) de ontem pelo presidente desembargador Lourival Serejo e as inscrições devem ser realizadas no prazo de cinco dias, de acordo com o que dispõem os artigos 144 e 153 do Regimento Interno do TJMA.

Fufuca e o Consórcio
Fufuca Dantas, é candidato a presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) ex-COMEFC (Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão) cuja eleição acontece hoje e até aqui, presidido pela ex-prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista. Com larga experiência, Fufuca Dantas exibe no currículo um feito que deveria ser copiado pela maioria dos prefeitos, a proeza de alavancar o Ideb de Alto Alegre do Pindaré (cidade da qual é prefeito pela 4ª vez) para o terceiro melhor entre as 217 cidades Maranhão e ter criado a primeira (de rede municipal) escola bilíngue de Educação 4.0 em tempo integral do Brasil.

Efeito RR
Para presidente da Câmara dos Deputados, em quem vai votar o deputado imperatrizense JP? Baleia Rossi (MDB-SP) ou Arthur Lira (PP-AL)?

Oh! Dúvidas...
Não é nada animador o drama drummondiano transcrito em A porta da verdade (A porta era estreita. Só cabia uma verdade de cada vez…), escreveu o mineiro nascido Carlos, na cinzenta Itabira.
- Em 2022 só há uma vaga no Maranhão, assim como em todos os estados do Brasil, na disputa para o Senado. Alguém vai entrar; Alguém vai sobrar.
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...