MENU

12/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/01/2021 às 00h00min

Fora da Pauta


Covid-19
A odontóloga Rosângela Curado, ex-subsecretária de saúde do estado e ex-secretária de saúde de Imperatriz, está internada desde domingo na UTI do Hospital São Domingos, em São Luís, por complicações do Covid, para onde foi em estado grave. Torcemos para que ela se recupere e retorne à sua rotina normal de trabalho.

Piso
O Projeto de Lei 3394/2020, do deputado federal Hildo Rocha, estabelece que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias será de, no mínimo, dois salários-mínimos (atualmente R$ 2.200,00), a partir de janeiro de 2022.  

Correção
Autor do projeto, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) diz que de nada adianta haver previsão de um piso nacional salarial sem formas adequadas de correção dos valores. “O piso atual não teve seu valor adequadamente corrigido nos últimos anos”, argumenta o parlamentar.

Parcerias
Segundo um dos prefeitos que estiveram com o vice-governador nestes primeiros dias da interinidade, ele foi taxativo ao afirmar que não pretende ser executor de obras municipais, mas parceiro das administrações locais, pois isto facilita a execução e estabelece uma relação de proximidade entre governantes, ou seja, não vê com simpatia o Estado entrar com obras nas cidades sem ao menos informar o prefeito sobre o que será executado ou consultá-lo, se as suas ações são prioritárias, se estão de acordo com os planos de expansão urbanística ou melhoria de serviços em Educação, Saúde etc.

Desgasta
De acordo com este prefeito, apesar do grande volume de obras estaduais em quase todos os municípios, o modelo adotado desde 2015 desgasta a imagem dos gestores municipais, pois a população fica com a impressão de que tudo o que existe no seu lugar é pela boa vontade do governante estadual e não por iniciativa daquele que foi eleito para cuidar da Prefeitura.

Pior
Situação pior fica quando os parceiros apresentados para essas iniciativas são adversários do prefeito, numa clara intenção de desgastá-lo a fim de se prestigiar alguém mais simpático ao Palácio dos Leões, como ficou evidente em Imperatriz, o segundo maior município do estado, mas mesmo assim a população reconheceu o trabalho do gestor local e o reelegeu, recusando a indicação palaciana.

Frente
“Desde a chegada do coronavírus, tenho atuado na linha de frente na condução dos trabalhos no Congresso. Em 2020, presidi 8 sessões e secretariei a Mesa em 45 sessões. Priorizei a apresentação de projetos, emendas e trabalhei em relatorias que beneficiaram diretamente a população”. Do senador Weverton Rocha (PDT) expressando sua preocupação com a saúde da população ameaçada pela infecção por covid-19)

Denúncia
Em Sítio Novo - MA, chegam denúncias de todos os lados contra o prefeito Antônio Coelho. As últimas que chegam à coluna foram de que o prefeito que assumiu está ficando subordinado ao prefeito anterior, sendo obrigado a manter o secretariado que cuida do dinheiro, por exemplo.

Outra
 O secretário de Agricultura, conhecido Antônio Gomes do Nascimento, o Toniquinho, está utilizado as máquinas da Prefeitura, deliberadamente, em sua fazenda. Ou seja, o secretário de Agricultura que deveria beneficiar o pequeno agricultor com as máquinas, está, na verdade, se beneficiando da situação para usar as máquinas em sua fazenda. Enquanto isso, os agricultores estão procurando as máquinas e não conseguem, pois teriam sido deslocadas para a fazenda do secretário. Tudo de acordo com a denúncia, com o conhecimento do prefeito Antônio Coelho.
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...