MENU

09/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 09/01/2021 às 00h00min

LÍDER E POSTURA


Meus amigos. Existem posturas que podem destruir um líder? As atitudes tomadas pelo Presidente Norte Americano Donald Trump ao dificultar a posse do Sr. Baiden legitimamente eleito como novo Presidente da Nação Americana seria postura de um líder? Vejamos quais outras podem destruir um líder.

Com efeito, líder é responsável por motivar a equipe, gerir conflitos e administrar o trabalho para que o seu desempenho seja positivo.

Liderança, do latim “auctoritas”, quer dizer ordem e influência.O problema é que, geralmente, o desenvolvimento dessa característica se dá de forma muito rápida. Ou seja, grande parte destes líderes assume a chefia sem preparo. Por isso, muitos deles, mesmo com espírito de liderança, se nao souber usá-la acabam sucumbindo.

Vejamos algumas caracterisitcas que denotam despreparo de um lider.

A comunicação é um dos principais pilares da liderança. O líder precisa saber comunicar coisas boas e ruins sem ser emotivo demais ou muito agressivo. Alguns líderes são tão rudes que causam medo em seus colaboradores.

A motivação é essencial durante a liderança porque garante que os liderados se sintam seguros e empenhados.

Um lider estressado desanima e entristece sua equipe. Bons líderes sabem o equilíbrio entre ser acelerado e ser estressado ou paranoico.Um lider estressado geralmente fica obcecado com coisas que não pode controlar, centraliza tudo em si mesmo.

Um lider precisa estar atento às críticas e necessidades de sua seus liderados. Saber ouvir é uma característicaque os humaniza.Pessoas que falam demais incomodam e atrapalham.

O comodismo os impede de lutar por mudanças e os torna cegos frente às oportunidades. Pessoas acomodadas geralmente reclamam muito e trabalham pouco. Elas também têm medo da mudança e são inseguras. O comodismo torna as pessoas desanimadas e preguiçosas, características que não fazem parte do perfil de um lider.

O líder precisa saber a diferença entre influenciar e manipular. Muitos líderes manipulam seus liderados e, às vezes, usam de agressões verbais, ameaças e até da força para conseguirem o que quer. Só precisa manipular aquele que não tem o respeito dos seus. O líder deve influenciar seus liderados a buscarem aquilo que é bom, mas sem obrigá-los ou forçá-los a isso.

Liderar não é o mesmo que mandar. Geralmente pessoas mandonas são impacientes e perfeccionistas. O bom líder sabe dar ordens no tempo certo e do jeito certo. Líderes mandões também desanimam e prejudicam o ambiente, já que se torna mais difícil conviver com uma pessoa que quer o controle das coisas o tempo todo. Como líder, você não precisa provar a sua liderança para ninguém, logo, não precisa dar ordens o tempo todo. Dê liberdade aos seus liderados e deixe-os assumir o controle também. Administre a equipe e o trabalho e entenda que nem tudo precisa ser do seu jeito. O líder deve ser mais maleável e saber a diferença entre senso de urgência e paranoia.

Uma das características que mais enfraquecem a figura de um lider é ser arrogantes, pois este não é respeitado e afastam as pessoas ao invés de aproximá-las. Na maioria das vezes, essas pessoas são frias e abusam da autoridade. Um líder humilde consegue mobilizar sua equipe para alcançar o objetivo proposto. Trump foi um lider? Até a próxima.
Link
FERNANDO BELFORT

FERNANDO BELFORT

Doutor FERNANDO José da Cunha BELFORT é Desembargador aposentado do TRT 16ªR, ...

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...