MENU

30/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 30/12/2020 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Mapa reconhece equivalência dos serviços de inspeção de produtos de origem animal no Pará e em outros estados
Os estados do Pará e de Alagoas e do município de Guarapuava (PR) obtiveram o reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção estadual (SIE) e municipal (SIM) de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Maranhão já estava inscrito no Sisbi-Poa.

O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira (23), por meio das Portarias nº 193, 194 e 195. Com esses reconhecimentos, são 12 serviços de inspeção com adesão ao Sisbi-POA em 2020, sendo cinco estaduais, seis municipais e um consórcio público, abrangendo 12 municípios de Santa Catarina.

Aumento do número de adesões
Com a medida, estes serviços serão inseridos no cadastro geral do Sisbi-POA e poderão indicar os estabelecimentos e produtos registrados nos seus Serviços de Inspeção para integrar o Sistema. Com isso, os produtos poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando o mercado, gerando emprego e renda na região beneficiada.

O número de adesões este ano aumentou em 50% em relação a 2019. “Estes resultados são frutos de um esforço conjunto do Mapa, dos serviços de inspeção que conquistaram a adesão e do setor privado interessado e vinculado a cada serviço de inspeção”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Estados inscritos
Atualmente, já estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA, 19 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC e TO) e o Distrito Federal; quatro consórcios (Cidema/SC, Cisama/SC, Consad/SC e Codevale/MS) e 28 municípios (Araguari, Arroio do Meio, Alegrete, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Engenho Velho, Erechim, Fernandópolis, Florianópolis, Glorinha, Guarapuava, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Joanópolis, Marau, Miraguaí, Mossoró, Rio Claro, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Antônio da Platina, São Pedro do Butiá e Uberlândia).

Com as novas adesões, são mais de 200 estabelecimentos registrados pelos serviços de inspeção dos estados do Pará e de Alagoas e do município de Guarapuava, que processam produtos de origem animal e que tem a perspectiva de conquistar o selo Sisbi para comercialização nacional.

Circuito Nelore de Qualidade avalia 20.591 bovinos em 2020
O Circuito Nelore de Qualidade – edição 2020 quebrou recordes. Após a realização de 33 etapas nos frigoríficos Friboi e Frisa, em 11 estados (AC, BA, ES, GO, MG, MS, MT, PA, RO, SP e TO), o Circuito avaliou 20.591 animais, sendo 17.007 machos e 3.584 fêmeas, apresentados por 229 pecuaristas. O crescimento foi de 27% no número de etapas em relação a 2019 (nesse ano o aumento foi de quase 150% sobre 2018). Quando ao número de animais, o desempenho foi equivalente a 2019, o que é extremamente positivo devido às dificuldades proporcionadas pela pandemia.

A análise dos animais participantes das avaliações mostra que 67,5%  deles foram terminados em confinamento e 32,5%  em pastagens com suplementação. Os machos apresentaram peso médio de 21 arrobas e as fêmeas, 15 arrobas. Além disso, 65% dos machos e 73% das fêmeas tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade) e 44% dos machos e 70% das fêmeas apresentaram cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme.
 
André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) destaca que, mais do que volume, o Circuito Nelore de Qualidade 2020 comprovou o grau de evolução da raça, evidenciando que o Nelore moderno chega ao ponto de abate cada vez mais jovem, pesado e com a cobertura de gordura demandada pelo mercado.
 
O Circuito Nelore de Qualidade é realizado desde 1999. Neste ano, a iniciativa da ACNB em prol da melhoria da qualidade das carcaças, inovou com a criação das premiações especiais para machos castrados e para animais terminados em pastagens.
 
“O Circuito Nelore de Qualidade dá uma tremenda contribuição para o constante desafio de produzir mais e melhor. A genética está na base do aumento da produtividade na pecuária. E a raça Nelore é a base da pecuária brasileira. Esse movimento em prol da qualidade precisa começar pelo Nelore. E a ACNB cumpre o seu papel para fomentar e valorizar a genética Nelore no Brasil”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
 
O presidente da ACNB lembra que o desafio de promover os abates técnicos ficou ainda maior por conta da pandemia. “No entanto, o empenho dos profissionais dos frigoríficos, da nossa equipe técnica e, especialmente, dos pecuaristas participantes foi fundamental para o sucesso do campeonato de carcaças. Importante ressaltar que seguimos todas as medidas de segurança para os participantes”, destaca.
 
Novidade em 2021
A ACNB criou mais uma premiação especial para o Circuito Nelore de Qualidade 2021. Serão destacados os Melhores Lotes de Carcaças de Machos e de Fêmeas com pais conhecidos. O objetivo é reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, de forma a evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne dos animais.

“Esta é mais uma ação da ACNB em prol dos neloristas. Temos o dever de encontrar ferramentas para que os criadores da raça possam utilizá-las a seu favor e, com isso, produzir animais de melhor qualidade”, explica o presidente da ACNB,

Programa Vetoquinol Resolve recebe Troféu Top Rural, na categoria Melhor Programa de Controle Sanitário em Corte e Leite
 A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, recebeu o troféu Top Rural, na categoria “Melhor Programa de Controle Sanitário em Corte e Leite”, com o Programa Vetoquinol Resolve, movimento que contribui para a evolução da produtividade da pecuária de corte e leite no Brasil, a partir da oferta de um completo pacote de soluções e serviços que, efetivamente, resolvem os principais problemas sanitários dos rebanhos.

“É uma honra sermos reconhecidos por essa iniciativa que contribui para o sucesso dos pecuaristas. Esse prêmio valoriza o trabalho em prol do uso de protocolos sanitários, além de informar ao público sobre nossos programas específicos para aumento de produtividade. A expectativa é de lançar mais produtos de alta tecnologia em 2021 e participar constantemente dessa premiação”, comemora Jorge Espanha, Diretor Presidente da Vetoquinol Saúde Animal Brasil.

 O troféu Top Rural é uma ação de reconhecimento da Revista Rural às melhores e mais efetivas ações de marketing e disseminação de tecnologia das empresas do agronegócio. O prêmio também reconhece a contribuição destas ações para o aumento da produtividade e eficiência das atividades agrícolas e pecuárias. Ao todo, foram conferidas premiações em 16 categorias.

Fundador do Grupo Matsuda morre aos 92 anos
Em uma nota de pesar, a assessoria de imprensa do Grupo Matsuda comunicou o falecimento de Skio Sammi, 92 anos, sócio-fundador do Grupo Matsuda. Ele morreu  de parada cardiorrespiratória no dia 26 de dezembro, em Álvares Machado, interior de São Paulo.

Skio Sammi foi casado com Kimiko Suzuki Sammi, “Dona Tereza”, com quem teve quatro filhos: Arilton, Mirian, Lucia e Lucy Sammi, e seis netos: Victor, Maria Thereza, lsabella, Matheus, Bruna e Isadora.

Saudação
Em nome do empresário José Coelho Batista, mais conhecido por Zezito, (leitor assíduo da coluna), saudamos todos os leitores e empresários de Imperatriz e região; familiares e amigos e todos que integram a família de O Progresso, desejando um Feliz 2021 com saúde, paz e bons negócios e sucesso em suas atividades do dia a dia.

Projeto Homenagem
Zezito, 83 anos, nasceu em Floriano (PI) e chegou a Imperatriz (MA) em 1968. É casado com Deyse Reis Batista e o casal tem quatro filhos:  José Coelho Batista – “Júnior”; Atenágoras Reis Batista; Graziela Reis Batista e Denyse Reis Batista.

Zezito é corretor de seguros e é um homem pautado pela ética, seriedade, humildade, respeito e honestidade e de uma família muito católica.

E em um caso inédito em Imperatriz e talvez no Maranhão, pai e filho presidiram a mesma entidade. Zezito presidiu a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz no biênio 1974/1975 e o filho, Atenágoras Reis, no período de 2004/2006.

Desculpa
Peço desculpas aos leitores por falhas e erros cometidos ao longo do ano, às vezes por pressa ou às vezes por descuido mesmo, prometendo ficar mais atento ano que vem e trazer muitas boas notícias sobre o agronegócio no Maranhão e em todo o Brasil.

FELIZ ANO NOVO
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...