MENU

17/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 17/12/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

GB Edições
 

Joelho de Porco Assado, ou “Eisbein” como dizem os alemães, pode ser servido como prato único no almoço de Natal ou de Ano Novo

Eisbein de Natal ou Joelho de Porco Assado – Ingredientes: 2 joelhos de porco salgado (pesando aproximadamente 600gramas cada um); 4 folhas de louro; 1 ramo de alecrim; 1 ramo de coentro ou coentro em grão à gosto; 1 pedaço de pau de canela; 2 litros de água, aproximadamente. Molho para Assar: Meia xícara (chá) de molho de soja; 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel. Preparo: Deixe o joelho salgado de molho na água para sair o excesso de sal. Escorra bem.  Em seguida, numa panela de pressão com água suficiente para cobrir os joelhos, o louro, o alecrim, o coentro, a canela, cozinhe o joelho durante 1 hora, aproximadamente. Enquanto cozinha, misture bem os dois ingredientes do Molho para Assar. Depois de o joelho cozido, besunte-os nesse molho e leve ao forno médio. Asse durante 15 minutos, sempre regando com o molho restante. Dicas:  Se preferir, depois de cozido, mergulhe os joelhos em bastante óleo fervente, para "pururucar" (tostar).
Também pode ser preparado o joelho de porco fresco, neste caso acrescente sal na hora do cozimento. Sirva o joelho de porco acompanhado de mostarda clara ou escura, batatas cozidas e chucrute.
 

O Bolo Natalino de Frutas Vermelhas vai bem como sobremesa ou no café da manhã de Natal

Bolo Natalino de Frutas Vermelhas – Ingredientes: 4 ovos (claras em neve); 1 e ½ xícara (chá) de açúcar; 10 colheres (sopa rasa) de margarina; 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada; 1 xícara (chá) de amido de milho; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa cheia) de fermento em pó; frutas vermelhas a gosto; ½ xícara (chá) de açúcar para caramelizar a forma. Preparo: Coloque as frutas vermelhas no fundo da forma caramelizada e reserve. Bata na batedeira, o açúcar e a margarina até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, sempre batendo. Alternando com o leite, acrescente aos poucos a farinha, o amido de milho e o fermento peneirados juntos. Misture bem até obter massa homogênea. Acrescente delicadamente as claras em neve e despeje a massa na forma preparada com as frutas. Asse em forno preaquecido (180º) durante 35 minutos, ou até que o bolo fique dourado. Desenforme o bolo ainda quente sobre o prato de servir. Dica: Se preferir, substitua as frutas vermelhas por rodelas de abacaxi e cerejas.
 

Gelado de Ano Novo

Ingredientes: 1 lata ou 1 caixinha de leite condensado; a mesma medida de suco de maracujá; 240 ml de leite de coco; ½ xícara (chá) de coco ralado; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor; 2 claras em neve. Preparo: Bata no liquidificador o leite condensado, o suco de maracujá, o leite de coco e o coco ralado. Acrescente a gelatina já dissolvida em 1 xícara (chá) de água. Bata para misturar bem a gelatina. Desligue o liquidificar e acrescente suavemente as claras em neve, mexendo delicadamente. Despeje a mistura numa fôrma untada com manteiga ou óleo e leve à geladeira durante 3 horas. Desenforme no momento de servir. Sirva bem gelado.
 

Pudim de Natal

Ingredientes: 1 lata ou 1 caixinha de leite condensado; ½ litro de leite; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 5 ovos; 1 colher (café) de essência de baunilha; 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadinhas; 50 gramas de uvas passas; 200 gramas de biscoito tipo Champagne partidos; 100 ml de vinho branco seco. Preparo: Bata no liquidificador os 5 primeiros ingredientes. Caramelize bem uma fôrma para pudim, coloque os biscoitos, as frutas cristalizadas e as uvas passas. Acrescente a mistura batida e leve para assar em banho-maria, em panela de pressão, durante 20 minutos. Desenforme o pudim depois de aproximadamente meia hora após assado. Junte o vinho branco à calda que ficou na fôrma e sirva como acompanhamento do pudim. Sirva gelado.

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...