MENU

23/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 23/12/2020 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues


Agronegócio

Milk Farm Eco Teste, que detecta antibióticos no leite, é a melhor solução para a cadeia do leite do Desafio de Startups – Ideas For Milk 2020


A Milk Farm foi a campeã do Ideas For Milk 2020 - Desafio de Startups. A proposta é o Eco Teste para controle de resíduos de antibiótico no leite capaz de detectar 8 diferentes grupos de antibióticos com alta sensibilidade e é controlado por aplicativo.

O segundo lugar ficou com a UaiCup, caneca para análise da qualidade do leite. O dispositivo que ainda identifica a presença de resíduos de antibióticos.

O projeto Q, site que funciona como ponte entre produtores de queijo e órgãos de regulamentação, facilitando o acesso à informação e reduzindo o tempo de certificação de 5 para 2 anos, ficou na 3ª colocação.

Participaram do Desafio de Startups sete finalistas (seis do Brasil e um de Angola), selecionados entre 47 ideias. Os finalistas foram sabatinados por 21 jurados e avaliados por 128 representantes de toda a cadeia do leite, incluindo produtores, técnicos, pesquisadores, professores, comunicadores e formadores de opinião.

O evento também incluiu a entrega do Prêmio de Inovação 2020, para empresas e personalidades de destaque na cadeia do leite em 2020. Foram premiadas seis empresas em duas categorias:

Inovação Em Processos: Verde Campo (pagamento por sólidos), Sooro Rener (Blog educativo sobre soro de leite) e Nestlé (canal de relacionamento com o produtor durante a pandemia).

Inovação em Produtos: Embaré (queijo fresco de caixinha), Piracajuba (manteiga gourmet e Letti (expansão da linha de derivados do leite A2).

Além disso, três personalidades foram homenageadas pelo apoio inovador ao Ideas For Milk. A pesquisadora Roberta Zuge, o argentino Ariel Maffi, ex-vice-presidente da DSM Tortuga na América Latina e a deputada federal e prefeita eleita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, apoiadora desde a primeira edição do Ideas For Milk.

Criado há cinco anos, o movimento Ideas For Milk valoriza a inovação para a cadeia de produção leiteira. Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, considera esse movimento de inovação fundamental no país: “A tecnologia e a ciência nos levam ao desenvolvimento econômico e social no Brasil. Nossa proposta é ter leite 4.0 onde houver produção leiteira. É isso que tem sido feito por pesquisadores, técnicos, empreendedores e universitários. E o compromisso da Embrapa Gado de Leite contempla todos da cadeia produtiva”.

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica e Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio de Sebrae, Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM, Lactalis, Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg, Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation, Abraleite e Revista Balde Branco.

(Texto Comunicação Corporativa – SP).

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão é adiado para agosto de 2022
Em razão da manutenção da pandemia do novo coronavírus e da impossibilidade de se garantir a segurança e a saúde de participantes de grandes eventos presencias ainda em 2021, a diretoria da AsBraAP (Associação Brasileira de Agricultura de Precisão) decidiu adiar novamente a realização do ConBAP - Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, dessa vez para o período de 09 a 11 de agosto de 2022.

De acordo com o presidente da AsBraAP, Marcos Ferraz, a decisão foi tomada levando-se em consideração o atual cenário de aumento de casos de covid 19 e ainda sem perspectivas para a imunização no Brasil. “Preferimos adiar mais um ano e garantir que o evento aconteça com a qualidade de sempre”, explica.

Ferraz pondera ainda que em 2021 a associação vai realizar eventos paralelos, como fez neste ano com o Seminário Online de Agricultura de Precisão e Digital, para difundir os conceitos de agricultura de precisão e digital aos participantes. “É importante manter a interação com o público dessas tecnologias por causa da visibilidade e protagonismo da agricultura de precisão e digital. Temos contato com os melhores especialistas e pesquisadores no Brasil e no exterior para trazer o que há de mais inovador nessa área.”

As demais informações sobre inscrições e submissão dos trabalhos serão divulgadas oportunamente no site oficial do evento: www.asbraap.org/conbap/.

O Congresso é promovido pela AsBraAP, originalmente a cada dois anos, e reúne cerca de 800 participantes, entre profissionais da área, pesquisadores, professores, produtores rurais, estudantes, empresas e usuários das diferentes técnicas de agricultura de precisão e digital. A última edição ocorreu em 2018. (Flávia Romanelli – Assessora de Imprensa).
 
Medidas adotadas em diversos setores para modernizar o agro e garantir o abastecimento de alimentos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dedicou boa parte de suas ações aos esforços para minimizar os efeitos da pandemia do Novo Coronavírus. Desde os primeiros meses, foram planejadas medidas para garantir o abastecimento de alimentos para a população e diminuir os impactos sobre a renda dos produtores rurais.

Apesar da pandemia, o ano terminou com o setor agropecuário obtendo um bom desempenho, com aumento das exportações, ampliação de mercados e previsão de safra recorde de grãos.

Também houve aumento de recursos para o Plano Safra, ampliação do seguro rural e medidas para desburocratizar o acesso ao crédito rural. Também tiveram destaque neste ano programas de assistência técnica e a regularização fundiária, que avançou, com a entrega de mais de 65 mil títulos.

Em 2020, o Brasil continuou a ampliar seu potencial agroambiental, com novos programas e ações que garantem a produção sustentável. Serviços essenciais para os produtores foram digitalizados e modernizados.

Livro retrata diversidade de animais da Amazônia na Flona de Carajás
De tamanho microscópico a grandes. Alguns que vivem com pouco oxigênio, outros que adubam a terra ou que distribuem sementes. Bichos que andam, nadam, voam ou rastejam. Ou até dormem de cabeça para baixo. Ou até tem “duas cabeças”. É essa diversidade dos animais da Amazônia protegidos em unidades de conservação na região de Carajás que pode ser conferida no livro “Fauna da Floresta Nacional de Carajás (Serra Norte)”. Lançado pela Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, a publicação traz 1.478 registros de diferentes seres vivos que habitam a região.

Para o chefe do ICMBIO em Carajás, André Macedo, o livro vem contribuir com a difusão do conhecimento e com a conservação da região de Carajás. “Esta obra serve de incentivo para o aprimoramento do conhecimento científico sobre a fauna local e para o envolvimento da sociedade nos esforços de conservação”, diz Macedo.

A publicação é a segunda sobre fauna realizada pelo ICMBio e a Vale. A primeira foi lançada em 2012 e abordava os animais vertebrados da Floresta Nacional de Carajás (Flona). A nova publicação amplia o conhecimento, incluindo também invertebrados e faz parte dos levantamentos sobre a fauna silvestre realizados na área de estudo do das Minas de N1 e N2, que serão inicialmente utilizados para subsidiar o licenciamento ambiental do empreendimento minerário. Os estudos foram realizados ao longo de quase três anos (2018, 2019 e 2020) pela empresa de consultoria Brandt Meio Ambiente, entre pesquisas de campo e referências bibliográficas. (Assessoria de Imprensa da Vale).

Confira do Conexão Rural de 2020, que vai ao ar no próximo fim semana (26 e 27):
Primeiros bezerros do Protocolo de Melhoramento Genético nascem em Parauapebas, no sudeste do Pará;

Também em Parauapebas é realizada com sucesso a sétima edição do Rock In Roça;

Teremos ainda a música de Naby D‘ávila, um maranhense radicado em Parauapebas há mais de 30 anos.

O Conexão Rural pode ser visto pela TV Web O Progresso, em Imperatriz. E também está disponível no You Tube.

O programa é produzido e apresentado por Lima Rodrigues; edição e imagens de João Pezão Filho e Izael Marques. Assistente de Produção: Ana Cláudia Aragão.

Em Parauapebas, o Conexão Rural é veiculado todo sábado e domingo às 9h30 pela Rede TV.

FELIZ NATAL a todos os leitores da coluna com muita saúde e paz.
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...