MENU

19/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

BACHARÉIS 1970



Meus amigos. A contagem do tempo para completarmos cinquenta anos de formados começa no dia seguinte ä formatura. O dia seguinte foi 16 de dezembro, pois no dia 15 de dezembro de 1970 os novos bacharéis em direito da velha Faculdade de Direito do Maranhão colaram grau. No dia 15 de dezembro de 2020 completamos 50 anos de formados.

A Turma de formandos denominou-se- Professora Helena Guimaraes Caldas e a solenidade foi no Ginásio Charles Moritz.

O Levítico, um dos mais belos livros da Bíblia, nos dá notícia de um velho costume hebraico – o de celebrar o Ano Jubilar, a cada cinco décadas.

Não foi fácil chegar até aqui do jeito que chegamos. Enfrentamos inúmeros desafios, tanto profissionais como pessoais.  Durante esse período tivemos os anos dourados, mas também aconteceram os anos de chumbo.  Fizemos a nossa parte. Lutamos pelo Direito e pela Democracia o tempo todo.  Não fizemos só o nosso labor jurídico.  Enfrentamos a censura e o autoritarismo também.  Temos a consciência do dever cumprido.

Do que é que temos saudade quando comemoramos 50 anos de formatura? Saudade dos professores, do ambiente da faculdade, dos colegas, daquele tempo e das coisas daquele tempo, sem dúvida. Mas acho que a saudade mais forte é a saudade de nós mesmos, da juventude que ficou para trás.

Na comemoração destes 50 anos, nenhum dos professores permanece entre nós. O último que partiu foi o Professor Jose Maria Ramos Martins.

Também muitos dos colegas já se foram. Mas não os esqueci e permanecem em nossa memória assim: Alaíde Bastos da Silva Porto, Ana Maria da Silva Serra, Benedito Dutra Mendonça, Carlos Alberto de Pinho Gomes, Carlos Alberto da Silva Frias, Dulce de Luna Freire Martins, Eliézer Leite Cosson, Fulgêncio de Oliveira Pinto, Ivan Serejo Chaves, José de Ribamar Melo de Almeida, José de Ribamar Silva Maia,  Lourdes Maria Balby Silva, Luís Alves Coelho Rocha, Manoel dos Santos Castro Filho, Maria Cecília Penha Silva, Meraldo Carvalho Branco, Osvaldo Palmas Lopes,Pedro Washington de Almeida Brito, Robert Marinho Belo, PRESENTES.

Seguiram a carreira de juízes além de mimAnildes de Jesus Bernardes Chaves, Benedito de Jesus Guimarães Belo, José Bernardo Silva Rodrigues, Maria dos Remédios Buna Costa e Raimunda Santos Bezerra, todos desembargadores.
Membros do Ministério Público Estadual Etelson da Silva Lima e Luís Henrique Lago de Carvalho.

Seguiram como advogados Arnoldo de Assis Bastos, Clóvis Túlio Baldez de Souza Filho, Fernando de Castro Marão, Franci Costa Figueiredo, Francisco Jorge de Oliveira Bouéres, Ivan Celso Furtado da Costa, Ivaldo Gomes Garcês Matos, Marcelina Sofia Costa Leite,

Maria da Conceição Pinheiro Franco, Maria José Cardoso Rodrigues Batista, Nilse Galvão Serrão, Oséas de Souza Martins Filho, Raimunda Célia Silva Coelho, Raimundo de Castro Menezes Neto, Raimundo Nonato Barros Martins e Sonia Brígida Santos Moraes Rego.

Nosso enredo pessoal está atrelado a história da faculdade e da turma. Somos vencedores no tempo e no conteúdo.

Completar 50 anos de formatura é algo muito importante, são as bodas de ouro da profissão que abraçamos com tanta dedicação.    
    
O bom da nossa turma é que pudemos conviver uns com os outros durante estes 50 anos, preservando um ótimo relacionamento. Infelizmente nem todosconseguiram chegar. Seguimos os nossos próprios caminho colhermos os frutos e as flores das sementes que plantamos ao longo desses cinquentaanos.

Fomos instrumentos decisivos na realização do Direito, da Justiça e da transformação social.

Que Deus continue a nos abençoar em nossos caminhos. Até a próxima.
Link
FERNANDO BELFORT

FERNANDO BELFORT

Doutor FERNANDO José da Cunha BELFORT é Desembargador aposentado do TRT 16ªR, ...

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...