MENU

15/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 15/12/2020 às 00h00min

Bastidores

 

Será?
O meio político começa a semana movimentado com as especulações sobre possíveis mudanças de comando no PSDB e PTB. Devido ao fato do senador Roberto Rocha ser bolsonarista, a direção nacional dos tucanos estaria propensa a fazer uma “intervenção” na sigla, entregando o comando estadual à senadora Eliziane Gama, hoje no Cidadania. A questão é que o PSDB terá candidato à Presidência da República, em 2022, possivelmente lançando o governador de São Paulo, João Dória. E o senador Roberto Rocha é hoje um dos ferrenhos defensores do presidente Bolsonaro. Daí, se tornaria insustentável a sua permanência à frente do PSDB no Maranhão. E o nome especulado parta assumir o comando seria a senadora Eliziane. Já Roberto Rocha poderia assumir o PTB, hoje comandado pelo ex-deputado e prefeito eleito de Arame, Pedro Fernandes, e seu filho Lucas Fernandes, deputado federal, que são ligados ao governador Flávio Dino (PCdoB), adversário de Bolsonaro. Parece que o jogo de xadrez visando 2022 vai começar antes do que se pensava.

E…
Outra mudança radical no Maranhão, conforme a coluna já divulgou, seria a saída do governador Flávio Dino do PCdoB para se filiar ao PSB, de olho nas eleições de 2022. O PCdoB poderia enfrentar problema relacionado à cláusula de barreira. Também FD se livraria da “pecha” de comunista.

E aí?
Caso acontecesse essa mudança radical no PSDB, para onde iria o ex-prefeito Sebastião Torres Madeira? Atualmente talvez seja o tucano mais antigo no Maranhão, já que foi um dos fundadores do partido, que foi criado em 1988, ano da promulgação da Constituição. É aguardar. Ainda há muito chão…

No páreo
O empresário Richardson Lima (PSDB) reafirmou a sua determinação em disputar o mandato de deputado estadual. Ele foi candidato a vereador (1.087 votos) e está se despontando como uma forte liderança jovem. Já que ele tem a garantia de ser candidato pelo partido, Sebastião Madeira dificilmente também sairia candidato à Assembleia Legislativa, como já vem sendo especulado. Madeira já teria declarado apoio a Richardson.

Prego batido
Na inauguração da Avenida Manoel Ribeiro, sexta-feira, o prefeito Assis Ramos (DEM) deixou clara a sua disposição em apoiar o senador Weverton Rocha (PDT) para o Palácio dos Leões, nas eleições de 2022. Os dois estão “afinados” e Rocha tem ajudado a administração municipal com a destinação de recursos para Imperatriz.

Ferrovia
Emenda à proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 foi apresentada pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), destinando recursos para a construção do trecho ferroviário Alto Parnaíba – Balsas / Balsas – Porto Franco. A LDO, que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do Orçamento no ano seguinte, deve ser votada pelo plenário do Congresso Nacional nesta quarta-feira (16). O deputado observou que “essa ferrovia é de extrema importância para o Maranhão e para a fronteira agrícola do Matopiba, que também compreende terras de Tocantins, Piauí e Bahia. As emendas à LDO, diferentemente das emendas orçamentárias, não têm execução garantida. Mas fazer essa sugestão é um primeiro passo.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...