MENU

15/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 15/12/2020 às 00h00min

Coluna do Illya


Não é por aí
Nesses tempos de fake news expandiu-se a cultura do ódio. Pessoas aparentemente de bem, espalham ao vento coisas absurdas, sem se importarem em serem ridículas. Ontem, por exemplo um senhor, bom pai de família, estava afirmando em grupos de WhatsApp que trabalhadores no Quênia tomaram a vacina contra a COVID-19 e morreram. Qualquer idiota sabe, que até aqui, apenas 3 países, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos começaram a aplicar vacinas em seus cidadãos.  

Aproveitando o gancho
De igual forma, no final de semana por conta de um grave acidente envolvendo um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço a uma grande empresa em Imperatriz, um blog afirmava que a empresa estava abafando o caso. Não é bem assim! O funcionário foi removido em UTI para São Paulo onde está recebendo toda a assistência hospitalar. O que o blogueiro chama de abafa é a santa ignorância. Empresas tem CIPA, quando há um acidente envolvendo um funcionário os quem de direito, tomam conhecimento, inclusive o Ministério do Trabalho. Pra finalizar o episódio está sendo tratado como deve. O blogueiro queria o que? Que a empresa anunciasse o acidente na Voz da Rodoviária?

Arame farpado
Se concretizada a ida de Roberto Rocha para o PTB, Pedro Fernandes perderá o comando do partido. Realmente é um luxo, um prefeito (ainda que tenha uma longa história política) de uma cidadezinha ter a presidência de um partido no Estado. Fernandes é prefeito de Arame.

Boa medida
É a que trata o PL 4522/2020 em tramitação no Senado. Como o ambiente de disputa política tem dificultado em muito o trabalho dos jornalistas. O Projeto de Lei torna crime a conduta de hostilizar o profissional de imprensa com o objetivo de impedir ou dificultar sua atuação.

Último dia
Fique ligado: Termina hoje o prazo da Justiça Eleitoral para que candidatos aos cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador que disputaram as Eleições Municipais de 2020 e seus respectivos partidos políticos façam suas prestações de contas eleitorais pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Até as 23h59 desta terça-feira (15).

Natal
Ainda é pequeno o movimento no comércio de Imperatriz por conta do Natal. A expectativa de um lojista é que a partir desse final de semana, quando muitas empresas liberam parte dos salários, o movimento aumente.

Fazendo falta
Tem sido sentida a ausência do presidente do CDL, Francisco Almeida nesse final de ano. Com anos de experiência no setor, Chico Brasil como é conhecido teve graves problemas de saúde, está em recuperação e sempre teve forte atuação nesses eventos. A campanha de Natal é um exemplo.

Deputado Juscelino
Aos poucos o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) vai firmando sua atuação na região. Depois de ter conseguido uma usina de asfalto para a administração Assis Ramos em Imperatriz, agora o parlamentar acaba de apresentar emenda à proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 em benefício da construção do trecho ferroviário Alto Parnaíba – Balsas / Balsas – Porto Franco.

Em votação
A LDO, que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do Orçamento no ano seguinte, deve ser votada pelo plenário do Congresso Nacional nesta quarta-feira (16). Juscelino que afirmou ser “Essa ferrovia é de extrema importância para o Maranhão e para a fronteira agrícola do Topiramato, que também compreende terras de Tocantins, Piauí e Bahia” foi sincero em chamar a atenção para o fato de que emendas à LDO, diferentemente das emendas orçamentárias, não têm execução garantida. “Entretanto, fazer essa sugestão é um primeiro passo para destacar que se trata de uma obra fundamental e para garantir recursos no Orçamento”, concluiu.

Olha só
Segundo informações do Ministério da Agricultura e da Embrapa, a área plantada na região do Topiramato deve superar os 9 milhões de hectares até 2030. Já a produção de grãos vai atingir 33 milhões de toneladas, podendo ultrapassar os 40 milhões. A ferrovia entre Porto Franco e Balsas já esteve no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e, atualmente, está no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2020-2023.

Com todo o respeito
Diante de um anúncio de luto afixado em uma funerária de Imperatriz na semana que passou, um gozador de plantão, afirmou:
– Vixe! 2020 não tá pra ninguém. Até agência funerária está ficando de luto.
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...