MENU

10/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/12/2020 às 00h00min

Coluna do Illya


Adeus, Maranhão?
Tertius na disputa que se avizinha entre o senador Weverton Rocha e (o provável) candidato de  Flávio Dino, vice-governador Carlos Brandão, o deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) viu ontem seu nome exportado do Maranhão para o Brasil, via Operação Descalabro, autorizada pelo  ministro Ricardo Lewandowiski do STF.  Acusado de envolvimento no que pode ser o desvio de 15 milhões destinados a Saúde (adversários sugerem que é só o fio da meada) o deputado reagiu, afirmando que o dinheiro apreendido tem procedência legal e é fruto de suas atividades como pecuarista e empresário, estando devidamente declarado no IR 2019, exercício 2020 e que tudo será devidamente exclarecido em seu devido lugar e hora idem. Usando do melhor argumento que tem no campo político, Josimar afirmou que é vítima de ter declarado ser candidato ao Palácio dos Leões. Realmente, o parlamentar trabalhou nessas eleições como candidato, apoiou e elegeu prefeitos em vários municípios. Resta agora esperar o filtro que sempre acontece e ver quem tem razão. Se as escutas como se afirmou que resultaram em provas para a operação da PF ou o deputado? Em nota divulgada ontem, ele afirmou que os fatos em nada alteram sua convicção em ser candidato. É como dizia (com outros termos e mesma finalidade), o finado Aldemam Costa: 
 – É oiá pro tempo e aguardar.

Conselho aos Governantes
Pode não se gostar dele desde os tempos de reitor da ‘velha’ UEMA, mas o deputado César Pires (PV) é digamos assim, um letrado político. Agora mesmo ele foi buscar frase citada enviada pelo  Marques de Pombal ao então governador Joaquim Póvoas, em referência ao povo do Maranhão. “Engana-se quem entende que o temor com que se faz obedecer é mais conveniente do que benignidade com que se faz amar, pois a razão natural ensina que obediência forçada é violenta, e a voluntária é segura”. O texto consta do livro cujo título é o mesmo deste tópico.

Quem?
Ao usar a frase, o deputado apontou o dedo ao governador Flávio Dino afirmando que sua liderança ao ser questionada, caminha para a fragilidade. FD tem sido confrontado por aliados e vem amargando o dissabor de ter contra ele (temporariamente ou para sempre, observa a Coluna) pessoas que lhe apoiaram, a saber: o senador Roberto Rocha e mais recentemente, durante a campanha para prefeito em São Luís, o também senador Weverton Rocha, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e até o deputado estadual Neto Evangelista, que fez parte do consórcio dinista na fracassada tentativa de derrotar o prefeito eleito, Eduardo Braide. Como se sabe, derrotado com Rubens Júnior, o governador se rendeu e depois largou ao Deus Dará, o candidato Duarte Júnior. Neto por instinto de sobrevivência, apoiou Braide. 

Arremate
César Pires observou ainda que ao longo de todos os governos do grupo Sarney, nunca viu seus senadores usarem camisas com frases em afronta à liderança do governador. “Só se afronta quem merece, e foi o que ocorreu no Palácio dos Leões durante esta campanha eleitoral. Senadores, deputados e várias outras lideranças tiveram a coragem de dizer não ao governador e não ceder a todas as suas pressões”, afirmou.

Mostratec Imperatriz 
Começou ontem e vai até sábado (11) a 35ª Edição da Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) que tem uma programação diversificada voltada à área científica e que acontece este ano em plataforma virtual (www.mostratec.com.br), por conta do protocolo de combate ao novo coronavírus em manter o distanciamento social. Nela, estudantes do ensino médio de 17 estados e projetos de 11 países, vão mostrar pesquisas científicas sobre sustentabilidade, meio ambiente e inclusão, abordando os temas que mais impactam as suas comunidades e buscando encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa. Entre os 243 trabalhos a serem apresentados, dois jovens pesquisadores do Maranhão estudam processos terapêuticos e design sustentável, são daqui de Imperatriz: “Valiação em vitro do efeito metabólico oxidativo dos compostos bioativos da polpa da astrocaryum vulgare mart no processo terapêutico” e “Nanotecnologia Biobaseada no Pecíolo da (Mauritia flexuosa) Para Aplicação no Design Sustentável”. As feras que nos orgulham e nos representam são Gustavo Botega Serra da Escola Santa Teresinha e Ana Beatriz da Silva Castro, do Centro de Ensino Art Ceb.
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...