MENU

03/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 03/12/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

E final de ano pede receitas saborosas. Que tal Maçãs Recheadas? Fácil de preparar e deliciosas!

Maçãs Recheadas – Ingredientes: 5 maças inteiras e com casca; ½ xícara de mel; 5 colheres (sopa) de nozes picadas; 5 colheres (sopa) de uva passa; suco de 1 limão; açúcar de confeiteiro para polvilhar. Preparo: Corte a tampa superior das maçãs. Com cuidado para não perfurar a fruta, retire o miolo e a polpa. Passe metade do suco de limão em toda a cavidade e nas tampas da maçã para não escurecer.  Retire as sementes e pique a polpa da maçã em cubos pequenos. Junte o restante do suco de limão, o mel, as uvas passas e as nozes. Misture. Preencha as cavidades das maçãs com essa mistura e feche com as tampas. Acomode as maçãs numa assadeira pequena e cubra com papel alumínio. Asse em forno pré-aquecido (180º) durante 30 minutos. Passado este tempo, retire o papel alumínio e asse por mais 15 a 20 minutos, até ficar ligeiramente douradas. Retire do forno e antes de servir, salpique com açúcar de confeiteiro. Dica: Vai bem acompanhada de sorvete de creme.  Variação: Substitua as nozes por outra castanha ou amendoim torrado.

 

O Folhado de Salmão pode ser a estrela da mesa de Natal ou de Ano Novo!

Folhado de Salmão – Ingredientes: 1 filé grande de salmão; 1 cebola grande cortada em rodelas; 1 dente de alho esmagado; 100 gramas de cogumelos laminados; azeitonas pretas fatiadas; alho-poró a gosto refogado; sal e pimenta do reino a gosto; 1 gema de ovo; 1 embalagem de massa folhada. Preparo: Numa frigideira, coloque azeite e grelhe ligeiramente o filé de salmão. Espere esfriar um pouco, desfie a carne e reserve. A seguir, refogue o alho-poró rapidamente em azeite e reserve. Numa frigideira, coloque azeite e frite o alho e as fatias de cebola. Junte os cogumelos e a azeitona. Mexa bem. Reserve.  Numa tigela, junte a carne do salmão desfiada com a mistura de cebolas. Tempere com sal e pimenta do reino. Forre um refratário com papel vegetal. Abra a massa folhada. No centro da massa, coloque a mistura de salmão e por cima o alho-poró refogado. Feche a massa e pincele com a gema de ovo. Coloque o rolo de massa recheada no refratário e leve ao forno preaquecido 180º. Asse até ficar completamente dourado. Retire do forno, espere esfriar ligeiramente sirva a seguir. Variação: Ao invés de salmão, também poderá ser utilizado peito de frango cozido em água temperada a gosto.

 

Arroz Doce de Natal

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cru; casca de 1 limão; 1 pitada de sal; ½ litro de leite; 395 gramas de leite condensado; 1 xícara (chá) de uva-passa. Preparo: Cozinhe o arroz em 2 litros de água com a casca do limão e o sal. Junte os demais ingredientes e cozinhe, mexendo sempre, até ficar consistente. Despeje numa fôrma de sua preferência. Espere esfriar e conserve na geladeira até o momento de servir. Desenforme depois de gelado e sirva o Arroz Doce acompanhado de calda de ameixas, calda de vinho ou outra, de sua preferência.
 

Bolinhas de Natal

Ingredientes: 395 gramas de leite condensado; 100 gramas de nozes moídas; 2 colheres (sopa) de açúcar; 2 gemas; 1 colher (sopa) de chocolate em pó. Preparo: Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Transfira para uma travessa e espere esfriar. Depois de frio, faça bolinhas e enfeite-as com glacê branco e 1 pedaço de nozes. Glacê Branco: 250 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado; 2 colheres (sopa) de rum; 3 colheres (sopa) de água quente. Misture tudo numa tigela pequena e use a seguir. Dica: Prepare o glacê quando for usar. Variação: Se quiser, substitua as nozes por amendoim torrado ou outra castanha de sua preferência.

  Fotos: GB Edições  

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...