MENU

08/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 08/12/2020 às 00h00min

Coluna Illya

 
Estaca Zero
Uma questão muito levantada contra o ex-candidato Ildon Marques vem a tona agora passada as eleições e de uma maneira muito grave. Ildon como se sabe, disputou sub judice, como ele foi derrotado, sua participação em nada altera a normalidade do pleito. O mesmo não acontecerá em outros 104 municípios Brasil afora, onde prefeitos eleitos, poderão ser barrados na posse. Tudo por conta da Lei da Ficha Limpa onde a maioria destes, estão enquadrados.
E de quem é a culpa? Da Justiça que permite que condenados em 2ª Instância disputem o pleito (embora a Lei proíba, abre-se as famosas brechas jurídicas), do eleitor que escolhe e elege candidatos com passagens negativas no zelo com a coisa pública ou do TSE cuja lei prevê que todos os recursos devam ser julgados em até 20 dias antes do pleito do primeiro turno, e este não julga a tempo? Há aí, uma soma dos três fatores, notadamente nesses tempos de pandemia, inclusive, com a data das eleições sofrendo postergação, é natural que o que já é lento, se torne mais.
Agora, tudo pode voltar a estaca zero nos municípios onde os eleitos forem cassados. Nova eleição é o que diz a Lei. Enquanto essas não acontecem, os municípios serão governados pelos presidentes de Câmara a serem eleitos a partir de 1º de janeiro.

Número 1
Adair Henriques da Silva (DEM), eleito com 50,26 por cento dos votos em Bom Jesus de Goiás (GO) inaugurou a lista dos cassados pelo TSE que concorreram sub judice.

Deputado Pisca
É como estão chamando o deputado Márcio Jerry, velho conhecido dos imperatrizenses desde a administração Jomar Fernandes. O site políticos.org.br elaborou um ranking onde dá nota aos senadores e deputados da bancada maranhense. Nele, o deputado tem nota pra lá de baixíssima, 1.64, abaixo até do candidato derrotado Rubens Pereira Jr sendo que este, está há muito tempo, fora do Congresso, secretário estadual que está. A coluna questionou junto a um colega (dele) que é da oposição o porque do apelido, e veio a explicação.
 – Aqui no Congresso ele é apagado, só pisca mesmo, via twitter repicando as notícias do seu chefe. Flávio Dino.

Porta dos Fundos
Como é que fica a situação do Cavalo de Aço com a pior participação de sua história em campeonatos nacionais. Merece destaque, o papel do treinador Charles Guerreiro, único a ficar na linha de frente, com todas as dificuldades, dando uma certa satisfação para a torcida e entrevista para a imprensa. Os outros, sumiram todos. É como se o time não tivesse presidente nem dirigentes outros.

Eis
Sabem qual é a diferença entre um líder comunitário mesmo derrotado nas eleições para vereador e um candidato sem identidade política? É que passada as eleições, este último, desaparece.

Maria da Penha, nele
Cobrado pela população com relação a correta aplicação dos recursos para a COVID-19, o prefeito Armênio Sodré (MDB) da pequena cidade baiana de Barra do Mendes, perdeu o juízo e a paciência e saiu a correr atrás de quem protestava de cinto na mão. Agrediu, como registrado em boletim de ocorrência, uma senhora e outra duas pessoas. O município que tem menos de 14 mil moradores recebeu R$ 1.600.000,00 do governo federal e não tem sequer um respirador.

Céu de brigadeiro
Pouco a pouco o Aeroporto Prefeito Renato Moreira retoma a normalidade de seus voos. A Latam que havia deixado, já opera novamente para São Luís.
Link
ILLYA NATHASJE

ILLYA NATHASJE

ILLYA Ulianov Buby NATHASJE é publicitário e Diretor Comercial de O PROGRESSO.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...