MENU

25/07/2020 às 13h58min - Atualizada em 25/07/2020 às 13h58min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

GB Edições

O centeio é fonte de antioxidantes e amigo da reeducação alimentar. Que tal preparar um delicioso Pão de Centeio?

Pão de Centeio – Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de centeio; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 2 tabletes de fermento fresco; ½ xícara (chá) de água morna; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 ½ xícara (chá) de água quente; 2 colheres (chá) de sal. Preparo: Numa tigela, dissolva o fermento na água morna e reserve. Em outra tigela, misture a água quente com o açúcar mascavo, a manteiga e o sal. Quando amornar, junte o fermento dissolvido, a farinha de trigo e a farinha de centeio, misturando bem. Aos poucos, junte a farinha integral, até obter massa que desgrude das mãos. Sove a massa durante 10 minutos. Faça uma bola com a massa e coloque em tigela untada. Cubra com um pano e deixe descansar durante 1 hora. Passado este tempo, amasse novamente, modele os pães a seu gosto. Cubra novamente e deixe descansar por mais meia hora. Leve ao forno preaquecido (190º) e asse os pães até ficar ligeiramente dourados. Variação: Substitua o açúcar mascavo por mel. Substitua a manteiga por margarina. Dicas: Use a manteiga e o fermento em temperatura ambiente. Nos dois momentos de descanso da massa, mantenha longe de correntes de ar.
 

Patê de Abacate é bom acompanhamento para pães, torradas, biscoitos e excelente para servir com saladas verdes

Patê de Abacate – Ingredientes: 1 abacate médio; 1 cebola pequena; 1 xícara (chá) de maionese; ½ xícara (chá) de azeite de oliva; ½ xícara (chá) de cheiro verde picado; 3 folhas de louro; 20 gramas de azeitonas verdes picadas (opcional); 2 colheres (sopa) de orégano; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o abacate, a azeitona e o orégano. Depois de obter massa homogênea, junte o abacate picado e bata novamente. Retire a mistura do liquidificador e coloque no recipiente de servir. Acrescente o orégano e as azeitonas (opcional) e mexa bem. Conserve em geladeira até o momento de servir.

 

Torta de Frango

Ingredientes da Massa: 3/4 xícara de manteiga ou margarina gelada; 2 xícaras de farinha de trigo; 5 a 6 colheres (sopa) de água gelada. Para o Molho Branco e Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 1 xícara de leite; 1 lata de ervilhas escorridas; 2 xícaras de frango cozido e desfiado; queijo parmesão ralado; 1 colher (chá) de mostarda; 1 colher (chá) de molho inglês. Prepare a Massa: Corte a manteiga ou margarina gelada em pedacinhos e junte a farinha, amassando com a ponta dos dedos ou misturando com 2 facas até obter uma farofa. Acrescente a água, 1 colher de cada vez, misturando rapidamente com um garfo. Sove 3 a 4 vezes só para formar uma bola, sem se preocupar em obter uma massa lisa e uniforme. Coloque num saquinho plástico e leve à geladeira por uma hora. Depois, numa superfície polvilhada com farinha de trigo e com um rolo de macarrão, abra a massa numa espessura fina. Forre o fundo e os lados de uma fôrma refratária. Leve ao forno em temperatura moderada e asse até dourar ligeiramente. Enquanto a massa assa, prepare o molho branco e o recheio: derreta a manteiga ou margarina sobre o fogo lento. Junte a farinha de trigo, o sal, o leite, tudo de uma só vez, mexendo sempre. Junte as ervilhas e o frango desfiado; acrescente a mostarda e o molho inglês. Cozinhe, sem parar de mexer, até que a mistura engrosse e borbulhe. Coloque na massa assada e salpique com o queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Dicas: Com as sobras da massa, faça uma rede sobre o recheio. Leve ao forno até dourar a grade da massa. Prefira usar a carne do peito do frango e cozinhe em água bem temperada, descartando a pele. O recheio também pode ser preparado com carne moída ou peixe.

 

Pão de Mandioquinha

Ingredientes: 5 ovos; 500 gramas de mandioquinha; 100 gramas de fermento Fleischmann (ou similar); 1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de óleo; 2 colheres (chá) de sal; aproximadamente 1 quilo de farinha de trigo. Preparo: Lave bem a mandioquinha e cozinhe. Bata no liquidificador, os ovos, o fermento, o açúcar, o óleo e a mandioquinha escorrida e ainda quente. Ponha a farinha numa tigela (reserve 1 xícara para ir juntando no fim) e junte a mistura do liquidificador. Mexa bem até obter uma massa lisa e leve. Coloque a massa em fôrmas de pão untadas e enfarinhadas. pincele com gema, cubra e deixe descansar até que tenha crescido. Faça o teste da bolinha de massa no copo de água: quando a bolinha subir, espere mais 10 minutos e, então leve os pães ao forno previamente aquecido (180°) por cerca de 30 minutos, ou até que fique dourado.

 Fotos: GB Imagem 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...