MENU

19/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 19/11/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial


A Lasanha de Abóbora e Queijo é nutritiva uma opção diferente para o almoço de domingo

Lasanha de Abóbora e Queijo – Ingredientes: 500 gramas de massa de lasanha pré-cozida; 1 quilo de abóbora madura picada; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola picadinha; 1 xícara (chá) de água; 1 dente de alho espremido; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Numa panela, coloque o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a abóbora e a água. Cozinhe até ficar macio e a água evapore completamente. Retire do fogo, amasse a abóbora ainda quente até obter purê. Reserve. Molho: 400 gramas de filé de peito de frango moído; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de margarina; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 xícaras (chá) de leite; 300 gramas de queijo tipo Muçarela ralado; 200 gramas de queijo tipo Parmesão ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Tempere a carne de frango com alho, sal e pimenta-do-reino. Deixe “tomar gosto” durante aproximadamente 1 hora. Leve uma panela ao fogo, coloque o óleo e doure a carne de frango por igual. Retire do fogo e reserve. Na mesma panela, acrescente a margarina e a farinha de trigo. Mexa continuamente, misturando e dourando a farinha por igual. Acrescente o leite e continue mexendo até ferver e obter uma mistura cremosa e homogênea. Acrescente o frango e o purê de abóbora; misture bem. Reserve. Montagem: Num refratário, coloque uma fina camada de molho, cubra com a massa, faça nova camada de molho, coloque queijo tipo Muçarela e queijo tipo Parmesão e novamente uma camada de massa. Proceda assim até o término dos ingredientes, sendo que a última camada deverá ser de molho e queijos. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse durante aproximadamente 20 minutos. Dica: Frite a carne de frango até ficar sequinha. Caso deseje lasanha mais molhada, prepare uma receita extra do molho. Cuidado para não queimar a farinha de trigo, esta deve ficar ligeiramente amarelada. Se quiser, aumente a quantidade de queijo tipo Muçarela, substitua (ou acrescente) por outro tipo de queijo de sua preferência. Variação: decore com pinhole ou Castanha do Pará.
 

Frango é delicioso recheio dessa receita de Lasanha. A Lasanha de Frango pode ser preparada com antecedência

Lasanha de Frango – Ingredientes: 1 peito de frango cozido na água e desfiado; 500 gramas de queijo tipo Muçarela fatiado; 400 gramas de presunto fatiado; 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida; 200 gramas de requeijão cremoso; 2 tabletes de caldo de galinha; 400 ml.de leite;  200 gramas de creme de leite; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola média picada; molho de tomate a gosto (opcional).  Preparo: Numa panela, misture bem o leite, a farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 cubo de caldo de galinha. Leve ao fogo e, mexendo sempre, cozinhe até ferver e engrossar. Retire do fogo e junte o creme de leite. Misture bem e reserve. Em outra panela, coloque a manteiga restante e refogue a cebola até murchar. Junte o frango cozido e desfiado e frite até ficar dourado por igual. Reserve. Montagem: Num refratário, coloque um pouco de molho branco e molho de tomate. Faça uma camada de massa, cubra com presunto, queijo e frango. Sobre o frango, coloque uma camada de requeijão e mais molho branco e de tomate a gosto. Cubra com requeijão, 1 camada de presunto, 1 camada de queijo e 1 camada de massa. Coloque mais molho e repita o processo. A última camada deverá ser de molho, requeijão e muçarela. Leve ao forno preaquecido (180º) e asse durante aproximadamente 20º minutos. Retire do forno e sirva a seguir. Dica: Se preferir, use apenas molho branco. 

 

Torta de Pêssego e Laranja

Ingredientes: 250 gramas de massa folhada descongelada; 6 metades de pêssegos em calda, escorridos e picados; ½ colher (chá) de raspas de casca de laranja; ½ xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente; ½ xícara (chá) de açúcar; 2 ovos;  1 ¼ xícara (chá) de amêndoas picadas; margarina para untar. Glacê: 1/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro; 2 colheres (sopa) de suco de laranja morno. Preparo: Preaqueça o forno em temperatura média (180º). Unte com margarina uma fôrma redonda (20 cm de diâmetro) de fundo removível. Abra a massa e forre a fôrma. Reserve. Misture os pêssegos com as raspas de laranja e espalhe sobre a massa. Bata a margarina com o açúcar até ficar esbranquiçado e fofo. Junte os ovos, um de cada vez, as amêndoas e misture bem. Espalhe sobre a massa e alise a superfície. Asse no forno por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja firme e dourado. Deixe esfriar na fôrma por 10 a 15 minutos. Depois retire da fôrma e coloque no prato de servir. Peneire o açúcar e junte o suco de laranja até ficar uma mistura lisa. Com um pincel, passe o glacê em toda torta. Sirva morna ou fria. Dica: Se quiser, substitua a amêndoa por outra castanha de sua preferência. E ainda, ao invés de pêssegos, use geleia de damascos ou morangos cozidos com açúcar ou abacaxi em calda. Nunca use frutas cruas. A massa folhada é encontrada pronta congelada.

 

Creme de Milho com Linguiça

Ingredientes: 1 maço de almeirão médio; 250 gramas de linguiça calabresa fatiada; 1 colher (sopa) de óleo; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) de toucinho defumado picado; 150 gramas de farinha de milho; ½ litro de leite; 1 colher (chá) de sal. Preparo: Lave as folhas do almeirão e pique em pedaços grandes. Coloque numa panela com um pouquinho de água e sal a gosto e cozinhe até levantar fervura. Retire do fogo, escorra e reserve. Aqueça o óleo e refogue os dentes de alho, junte a linguiça e o almeirão reservado. Frite em fogo forte, mexendo sempre. Acrescente o toucinho defumado. Abaixe o fogo e refogue até cozinhar a linguiça. Reserve aquecido. Em outra panela, misture o leite, a farinha de milho e o sal. Mexendo sempre, cozinhe até engrossar. Sempre mexendo, deixe ferver durante 1 minuto. Despeje o creme numa fôrma de bolo inglês molhada com água. Na hora de servir, desenforme no prato de servir e guarneça com o refogado de almeirão e linguiça. Dica: O creme de milho vai bem também acompanhado de queijo tipo Parmesão ralado ou outros queijos de sua preferência.  E ainda, com molho de carne moída ou de peito de frango. Se quiser, substitua o almeirão por couve ou chicória os quais poderão ser adicionados diretamente no refogado se alho, sem prévio cozimento em água.

  Fotos: GB Edições  

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...