MENU

18/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 18/11/2020 às 00h00min

Bastidores


Totalização
 A totalização dos votos ocorreu de forma diferente em todo o país, o que refletiu no Maranhão, por consequência. Seguindo orientação da Polícia Federal, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu centralizar a totalização no órgão para só depois liberar os dados aos regionais, o que ocasionou lentidão nos resultados. No Maranhão, às 23h30, o anúncio dos vencedores da eleição de São Luís, capital do estado, foi oficialmente feito pelos desembargadores Tyrone Silva (presidente) e Joaquim Figueiredo (corregedor) e pelo juiz Brígido Lages (1ª zona) em coletiva de imprensa realizada na sede do TRE-MA. Tyrone Silva explicou que o dia de votação, de uma forma geral, foi considerado tranquilo, embora com relatos de que eleitores não conseguiram achar com facilidade seus locais de votação, mesmo tendo indicação para onde mudaram. É que, devido a reformas, entre outros problemas, os cartórios eleitorais tiveram que mudar os prédios e essa alteração acabou gerando descontentamento. Durante a votação, 59 urnas foram substituídas pelas de contingência e as demais os problemas foram solucionados pelos profissionais de apoio às eleições. Devido a pandemia causada pela COVID-19, como era de se esperar, a abstenção acabou sendo maior que a de 2016. No estado, 18,60% dos eleitores deixaram de votar. Em 2016, a abstenção foi de 15,90%.

E agora?
Depois de perder eleições para prefeito e deputado federal, o ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PP) vai continuar na vida pública ou pendura as chuteiras (ou melhor, as botas)? E quanto a Sebastião Madeira, que perdeu as duas últimas eleições? Também se aposenta? Ele já exerceu quatro mandatos de deputado federal e dois de prefeito. Mas pelo visto ainda terá fôlego para tentar voltar ao Congresso Nacional. É aguardar.

Olha aí!
Como são as coisas. O então deputado estadual Leo Cunha, embora tendo Imperatriz como a principal base eleitoral, direcionou seu mandato quase todo em benefício de Estreito, ajudando o prefeito Cicin. Leo não se reelegeu e esperou que fosse apoiado por Cicin para prefeito daquele município. Só que o prefeito resolveu lançar outro candidato, mas mesmo assim Leo Cunha não desistiu. Juntou-se com a ex-candidata Verbena Macedo, irmã do ex-deputado Deoclides, e formou a chapa. Foi para a guerra e venceu, mesmo Cicin tendo uma aprovação alta da sua administração.  

Sobra
Somente 9 partidos fizeram coeficiente eleitoral nas eleições 2020 em Imperatriz para eleger vereador. As outras 12 vagas da Câmara Municipal foram preenchidas na sobra. Com a anulação dos votos de um candidato do MDB, o coeficiente baixou e o partido só elegeu um vereador, João Silva. E isso abriu uma vaga para o Avante, que elegeu Bebé Taxista.

Respirando
O Partido dos Trabalhadores (PT) é a legenda com mais candidatos no segundo turno das eleições 2020, continuando na disputa por 15 prefeituras no país, conforme  levantamento do site G1, baseado nos dados do TSE. Depois vem o PSDB, disputando em 14 municípios. Em terceiro, o MDB, em 12 municípios. O desempenho petista é melhor na região Sudeste.

Cancelada
Alegando problemas no joelho direito, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão,  cancelou a viagem que faria nesta quarta-feira ao Maranhão. Em nota, a assessoria informou que “o senhor Vice-Presidente está com acompanhamento médico e atividades de fisioterapia, que sugerem o pronto reestabelecimento o mais rápido possível, voltando ao cumprimento da agenda normal”. Estavam previstas reunião com representantes da Associação Comercial do Maranhão, em São Luís, e visita ao Centro de Lançamento de Alcântara. Não houve informação sobre uma nova data.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...