MENU

12/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 12/11/2020 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

 

Típico da culinária judaica, o Bagel é um tipo de pãozinho que vai bem em qualquer refeição

Bagels - Ingredientes: 15 gramas de fermento biológico; 3 colheres (sopa) de açúcar; ½ xícara (chá) de leite morno; 05 colheres (sopa) de óleo; 1 ovo; 1 colher (chá) de sal; 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 clara; 1 gema para pincelar. Preparo: Numa tigela, coloque o fermento com o açúcar. Misture bem para dissolver o fermento. Adicione o leite, o óleo, o ovo, a clara, o sal e, aos poucos, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Misture bem a cada adição até obter uma massa lisa e firme. Enfarinhe uma superfície e sove a massa durante alguns minutos. Faça uma bola e cubra com um guardanapo seco. Deixe repousar até dobrar de volume. Passado este tempo, faça um cordão com a massa e divida em 10 porções. Faça bolinhas com cada uma das porções, cubra novamente com o guardanapo e deixe repousar durante 30 minutos. Após isso, fure cada uma das bolinhas com três dedos dando-lhe o formato de anéis. Coloque água numa panela de fundo largo e quando estiver fervendo, cozinhe de 2 a 3 bagels de cada vez, 2 minutos de cada lado. Com o auxílio de uma escumadeira, escorra e coloque-os numa assadeira. Pincele-os com a gema e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta (200º) para assar. Retire do forno quando estiverem dourados. Sirva quando estiverem frios com o recheio de sua preferência, que poderá ser tanto doce quanto salgado.


 

Sirva o Ravióli como refeição única e acompanhado de queijo tipo Prato ou Muçarela ralados

Ravióli de Domingo - Ingredientes: Molho: 8 tomates sem peles e sem sementes; 4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos; 400 gramas de carne moída; 1 cebola ralada; 1 dente de alho amassado; 1 colher (sopa) de molho inglês; 1 colher (sopa) de molho de soja; 1 tablete de caldo de carne (opcional); 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado; 1/2 colher (sopa) de orégano; 1 colher (chá) de manjericão; 1 colher (chá) de manjerona; 2 folhas de louro; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (chá) de açúcar. Massa: 1 quilo de ravióli de carne (massa fresca); 1 xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado. Preparo: No liquidificador, bata 8 tomates com um pouquinho de água apenas para girar a hélice. Reserve. Numa panela, derreta uma colher (sopa) de manteiga, refogue o alho, a cebola e o cheiro verde até murcharem. Junte a carne moída e os 4 tomates picados.  Misture e refogue bem. Adicione o tomate batido, o molho inglês, o molho de soja e o tablete de caldo de carne dissolvido em meia xícara (chá) de água fervente.  Tempere com o açúcar, o louro, manjericão, orégano e manjerona e sal a gosto. Misture bem e ferva até ficar bem apurado. Em outra panela funda, cozinhe o ravióli de carne de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve. Numa panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, junte o ravióli cozido e 2 conchas de molho. Ferva durante 1 minuto. Reserve. Forre o fundo de um refratário com molho, alterna camadas de ravióli e molho, sendo a última de molho. Salpique com o queijo ralado e sirva a seguir. Dica: Quando aquecer a manteiga, cuide para que a mesma não queime e altere o sabor do prato. Sirva acompanhado de queijo tipo Prato ou Muçarela ralados.  
 

Docinhos de Ameixa

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de ameixas pretas sem caroços; 1 xícara (chá) de água; 1 lata de leite condensado; 1 coco pequeno ralado. Preparo: Ferva as ameixas com a água. Bata no liquidificador com os demais ingredientes e leve a mistura ao fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Coloque o doce numa travessa rasa e espere esfriar. Molde bolinhas, passe em confeitos coloridos e coloque em forminhas de papel. Dica: Se preferir passe as bolinhas em chocolate derretido em banho-maria e terá deliciosos bombons.
 

Molho de Ricota para Macarrão

Ingredientes: 1 xícara (chá) de ricota; ½ xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado; ½ xícara (chá) de manteiga ou margarina; 2 cubinhos de caldo de galinha; 500 gramas de macarrão tipo Talharim cozido “al dente”. Preparo: Passe na peneira a ricota e misture o queijo tipo Parmesão. Reserve. Numa panela em fogo brando derreta a manteiga e misture os cubinhos de caldo de galinha esfarelados. Mexa até que se desmanchem, cuidando sempre para não queimar. Desligue o fogo e acrescente a ricota reservada. Mexa bem. Junte o macarrão cozido e sirva quente.

Link
HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...