MENU

11/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 11/11/2020 às 00h00min

Fora da Pauta


Assustou
A coluna, ontem, comentou que a renovação da câmara este ano deverá ficar em torno de 50 por cento e isso assustou os atuais vereadores que são candidatos à reeleição. Abrigados em legendas  pouco conhecidas e boa de vota, os vereadores temem que isso acabe provocando uma correria desenfreada em busca de espaços até mesmo dentro do próprio partido, e outros entendem que será uma eleição das mais difíceis vividas por eles. Até porque não haverá o conhecido voto de legenda proporcionado pelas coligações e que ajudaram a eleger candidatos com a soma dos seus votos.

Votos
Este ano o candidato a vereador terá que consegui angariar votos pessoais, e não com ajuda dos chamados bucha de canhões. A disputa será dentro de cada partido, ou seja, quem somar mais votos e o partido fizer a legenda para eleger um candidato ganha. Primeiro conseguir ficar em primeiro dentro do partido e, segundo, torcer para que todos os candidatos somem votos necessários para atingir o coeficiente eleitoral .

Coeficiente
Este ano, cada partido terá que somar mais de seis mil votos para eleger um vereador, quantidade necessária para atingir o percentual que cada partido terá para brigar por uma das 21 cadeiras no parlamento municipal. Se não atingir, nada de eleger candidato.

Continuam
Mais pelo que estão fazendo e ainda pelos seus partidos, pode-se ainda apontar sem medo de errar que não haverá surpresas na reeleição de vereadores , e nomes como Chiquim da Diferro, Maura Barroso, Fábio Hernandez e Aurélio, estão entre os que podem continuar na Câmara, claro que isso são análises hoje, amanhã poderá ser  diferente.

Compromisso
Seis dos 10 candidatos a prefeitos assinaram a “Carta Compromisso” proposta pela ACII. O objetivo da ACII com esse documento é selar junto aos (a) candidatos (a) a prefeito de Imperatriz um acordo em prol do setor produtivo e socioeconômico da cidade. Essa é a primeira vez que a ACII faz essa ação. Esta é mais uma forma da associação se mostrar presente e ativa para os associados e a população imperatrizense. “ Nosso compromisso também é com vocês” acentuou Nabarro, presidente da ACII.

Casa da Indústria
O Sistema FIEMA se prepara para encerrar o ano em grande estilo na região Tocantina. Na próxima semana, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, desembarca no Maranhão para ?fazer a entrega do prédio construído para abrigar a Casa da Indústria de Imperatriz.

Fiema
O novo espaço é composto por cinco andares, onde funcionarão a sede da FIEMA, o escritório do IEL e toda a estrutura do SESI, integrada pela escola e o SESI Clínica, além dos sindicatos patronais, que também terão seus escritórios no edifício. A chegada da comitiva liderada pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, e pelo 1º vice-presidente da entidade, Francisco de Sales Alencar, a Imperatriz, está prevista para o próximo dia 18. A ação contempla, além da solenidade de entrega do novo prédio e da reforma da escola, no dia 19, uma extensa agenda de trabalho junto a indústria da região.

Ônibus
A cerimônia de entrega de dois novos ônibus coletivos foi realizada ontem, na sede da empresa Ratrans, situada na marginal direita da BR-010, Entroncamento. Novos veículos integrarão a nova frota da empresa Ratrans.  Os novos veículos farão parte da renovação da frota prevista para 2020 e 2021 para Imperatriz. Os ônibus são do modelo “S” montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1519 Blue TEC-5. Os ônibus receberam os números 301 e 303 e devem em breve iniciar as operações na cidade. As linhas ainda não foram definidas. Outras 12 (doze) unidades estão previstas para Imperatriz.

Internet
Os veículos são os primeiros do Estado do Maranhão a contar com internet a bordo, tomadas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos, além de som ambiente para os usuários. O secretário municipal de trânsito e transportes, Leandro Braga, enfatizou que o transporte público de Imperatriz vem, desde o início da atual gestão, melhorando de qualidade, com a inclusão de veículos com ar condicionado, o BOM - Bilhete de Ônibus Municipal, e, com a chegada destes 14 (quatorze) novos ônibus, a frota será bastante moderna, pois os veículos mais antigos serão retirados de circulação, e essa melhoria será sentida a curto prazo pela população de Imperatriz.

 
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...