MENU

10/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/11/2020 às 00h00min

Fora da Pauta


Decisiva
Entramos na semana da eleição e a partir de agora vai começar a pipocar fakes em especial nas redes sociais contra candidatos. Por isso, muito cuidado com o que os eleitores estarão vendo, lendo ou ouvindo.  Já há esquema preparado por candidato para detonar “fakes news” contra o adversário que estaria em vantagem para ganhar o pleito. Foguetes maldosos estão prontos para serem acionados na famigerada campanha baixa que todos reprovam e mostra que não tem projeto procura prejudicar quem tem. Da maldade não escapa nem mesmo a família dos candidatos.

Debate
Este ano o tradicional debate entre os principais candidatos promovidos pela TV Mirante/Globo não será realizado e em outra eleição já derrubou candidato, até então considerado favorito para vencer. Alegação da direção é a pandemia,  que obrigava a realizar o debate com apenas quatro candidatos e não há acordo para a escolha dos quatro entre os 10 que estão na disputa.

Renovação
A eleição de 2020 deve registrar um dos maiores índices de renovação na Câmara Municipal de Imperatriz. Com dois vereadores fora da disputa – José Carlos e Fátima Avelino – já existe uma garantia de 10% de mudança na ocupação das cadeiras do parlamento, porém esse número pode ser superior aos 50%. Alguns vereadores com vários mandatos, correm sério risco de amargar derrotas.

Dificuldades
Os maiores partidos na disputa – DEM, PDT, PCdoB e PTB – são os que oferecem os maiores riscos aos vereadores de mandato. No momento os analistas políticos que acompanham os bastidores da eleição, observam com atenção a movimentação dos partidos e dos candidatos a prefeito que podem influenciar na eleição dos candidatos a vereadores para apontarem como será a renovação, mais todos são unânimes em afirmar que será uma das maiores dos últimos tempos.

Fusão
Enquadrados pelas novas regras eleitorais, partidos que tiveram desempenho ruim nas urnas em 2018 esperam os resultados destas eleições para sentar e conversar sobre possíveis fusões. Quem sair com mais força este mês chega com maior poder de negociar. Entre as tratativas já previstas, Rede e PV vão buscar um casamento com a ideia de virarem um só.

Pare
Ainda sobre as “fakes News” na reta final da campanha, tem gente que vai parir fato como o que ocorreu em São Luís, em que até a Folha de São Paulo pariu nota contra Braide, informando que ele tem processo na justiça e já negado pelo candidato. O assunto foi tema de intensa discussão entre o senador Roberto Rocha e o deputado comunista Márcio Jerry.

Fechou
Faltando pouco para as eleições, o clima em Amarante fechou. O candidato Vanderly do Comércio, que lidera com ampla vantagem as pesquisas, sofreu um atentado durante comício no povoado Cikel. Um elemento armado tentou invadir o palanque, com uma espingarda apontada para o candidato. Por sorte, foi imobilizado antes de atirar. Mas fica o alerta, já que desde que teve sua candidatura alavancada, Vanderly vem sendo intimidado de todas as formas. A segurança do candidato será reforçada e o atentando já foi repassado para as autoridades competentes. Amarante terá forças federais no domingo de eleições.

 

Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...