MENU

07/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2020 às 00h00min

Bastidores

 
Votação
No próximo dia 15, entre 7h e 17h, os eleitores de todo o país irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores de suas cidades. Vale destacar que só é permitido ao eleitor a manifestação individual e silenciosa de sua preferência política e sem aglomeração. Nestas eleições 2020, no Maranhão trabalharão cerca de 57 mil mesários em 14.041 seções eleitorais de 5.556 locais de votação, atendendo a um eleitorado apto a votar de 4 milhões 758 mil e 629 pessoas de 217 municípios, distribuídos em 105 zonas eleitorais. Os cidadãos aptos são aqueles que apresentam situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Em razão da pandemia causada pela COVID-19, servidores, mesários, colaboradores e eleitores deverão utilizar a máscara obrigatoriamente para ter acesso aos locais de votação e seção eleitoral, além de terem que usar álcool em gel ao entrar e sair da seção e, se possível, levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. O horário de 7h às 10h é preferencial para eleitores idosos e/ou grupos de riscos, porém não é exclusivo.

Faltou
Na quinta-feira a coluna divulgou os nomes de candidatos a vereador que são filhos de ex-vereadores. Por um lapso, faltou Esmerahdson de Pinho, que inclusive já exerceu o mandato. Ele é filho da ex-vereadora Mary de Pinho, que faleceu no dia 14 de agosto de 2010. Os citados pela coluna foram Josélio (PTB), filho de Toinho da Boca da Mata; Sávio Costinha (Avante), filho de Raimundo Costa (Costinha); Johnson (PSB), filho de Delfino Alves, e Justino (PSD), filho de Justino Oliveira (Chapéu de Palha).

Pesquisas
Várias pesquisas estão sendo feitas e poucas divulgadas sobre a eleição para prefeito de Imperatriz. Como não poderia ser diferente, geram chiadeira do lado que não aparece na cabeça. Na eleição de 2016, uma semana antes da votação o professor e ex-vereador Enéas Nunes Rocha tinha em mãos uma pesquisa feita pelo seu instituto. Os números apontavam a vitória do delegado Assis Ramos, quando muita gente acreditava que seria Ildon Marques. Mas as urnas confirmaram o que apontava a pesquisa. Na mosca. Este ano, Enéas está realizando pesquisas, mas não estão sendo divulgadas, assim como não foi a que apontou a vitória de Assis em 2016.

E…
Pelo que se vê e se ouve nas ruas, o jogo eleitoral está embolado Hoje não daria para apontar favorito, porque há pelo menos três disputando “cabeça a cabeça” como uma corrida de cavalos em Jockey Club. Eleição para ser decidida aos 44 minutos do segundo tempo. É aguardar.

Ele disse
“A economia está reagindo, peço a Deus que a gente volte à normalidade e que não inventem a partir do ano que vem, depois das eleições, novos confinamentos, novos ‘lockdowns’”. A declaração foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante “live”, nesta quinta-feira, endereçada aos governadores e prefeitos.

Absolvidos
Decisão da juíza de Direito Stela Pereira Muniz Braga, da 8ª vara Criminal da Ilha de São Luís, absolveu os ex-secretários da Fazenda do Maranhão, Cláudio José Trinchão Santos e Akio Valente Wakiyama. Eles eram acusados de esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais durante o governo Roseana Sarney. A juíza acatou o pedido do Ministério Público por insuficiência de provas. “Conforme depoimento da testemunha, interrogatórios supracitados, bem assim ante o laudo pericial, observo a ausência de dolo específico consistente em satisfazer interesse ou sentimento pessoal”, escreveu a juíza.

Eleição de senador
No dia 15 de novembro os eleitores de Mato Grosso não irão às urnas apenas para escolher prefeitos e vereadores. Também votarão para senador. A eleição para escolha de um senador se deve à cassação da juíza Selma Arruda, no início deste ano. Onze candidatos disputam a vaga, cujo mandato vai até janeiro de 2027.

 

Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...