MENU

06/11/2020 às 07h15min - Atualizada em 06/11/2020 às 07h15min

Bastidores


Novas regras
Conforme informações do TSE, as eleições 2020 terão mudança na forma de divulgação dos votos dados a candidatos sub judice, aqueles que ainda aguardam uma resposta definitiva da Justiça sobre a validade da candidatura. Até 2018, a divulgação dos resultados incluía apenas os votos dados a candidatos deferidos, ainda que houvesse algum recurso pendente sobre a situação deles. No caso de candidatos indeferidos, que ainda tinham algum recurso pendente, a votação não aparecia no resultado, ainda que fosse possível ver a votação em separado. Isso gerava dúvidas para os eleitores que haviam escolhido aquele candidato. A partir deste ano, a divulgação incluirá também os votos nos candidatos indeferidos com recurso, cuja situação ainda pode ser alterada. Esses votos são chamados de “anulados sub judice”. Embora a votação seja visualizada junto com a dos demais candidatos, haverá uma marcação deixando claro que os votos do candidato ainda não são considerados válidos. Os objetivos da mudança são a maior transparência a todos os votos dados pelos eleitores a candidatos, o prestígio à vontade do eleitor que foi às urnas e a igualdade entre os candidatos que ainda aguardam uma decisão favorável. A novidade também facilita futuras pesquisas nos bancos de dados da Justiça Eleitoral, atendendo a pleito antigo da comunidade acadêmica. É preciso ressaltar que os votos dos candidatos indeferidos sub judice não são contabilizados no resultado geral, o que somente mudará se ele tiver êxito no recurso. Mas, com a nova forma de divulgação, o eleitor poderá saber quantos votos recebeu o candidato e qual percentual dos votos totais está sujeita a alteração.
 
Clima quente
Em Açailândia a campanha eleitoral tá “pegando fogo”. O prefeito Aluísio, candidato à reeleição, reclama de “jogo sujo” da oposição. De outro lado, o candidato Dr. Benjamin também não deixa de se queixar do adversário. Na verdade, eleição é uma “guerra” e quando se aproxima o dia da votação o jogo fica pesado, com todos os lados apelando para o que pode com a finalidade de derrubar o adversário. Também disputa a prefeitura de Açailândia Jardel Bonjardim. 
 
Hospital
Ontem o governo do estado inaugurou mais um hospital. Foi em Carolina. São 20 leitos. Ao falar sobre o hospital, o governador Flávio Dino disse que “seguimos firmes na expansão de leitos em todas as regiões, criando a maior rede de saúde de nossa história”.
 
Será?
Comenta-se que o IBOPE poderá divulgar uma pesquisa, esta semana, sobre a eleição de Imperatriz. Inclusive já tem apoiador de candidato tentando desqualificar a pesquisa. E se o candidato dele vier na frente? Aí tá valendo…
 
Segundo turno
 Apesar da boa diferença de Eduardo Braide (Podemos) sobre os demais candidatos, está se desenhando um segundo turno na eleição de São Luís. E pelo quadro do momento, Braide iria enfrentar o deputado Neto Evangelista (DEM). E aí Braide correria o grande risco de perder a eleição, a exemplo do que ocorreu em 2026. Portanto, ele teria que ganhar logo no primeiro turno. 
 
E…
O PCdoB de São Luís, liderado pelo deputado federal Márcio Jerry, reuniu secretários e dirigentes de órgãos do Governo Flávio Dino para reforçarem a campanha eleitoral do candidato do partido, deputado Rubens Júnior. A iniciativa incomodou os adversários, entre eles o candidato Yglesio Moyses (PROS). “Que coisa linda é ver um monte de secretários do governo estadual, muito provavelmente no horário de expediente, fazendo campanha pro Rubinho. Abuso de poder político mandou lembranças…”, escreveu Yglesio nas redes sociais.  O senador Roberto Rocha (PSDB) também fez duras críticas.

 

Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...